Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSTF terá evento para lembrar três anos de atos...

STF terá evento para lembrar três anos de atos golpistas de 8 de janeiro

Programação relembra invasão das sedes dos poderes, em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) promove, no próximo dia 8 de janeiro, em Brasília, evento para relembrar os atos golpistas de três anos atrás, quando alguns milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro – exigindo um golpe militar – invadiram e depredaram prédios dos poderes na capital da República.  

Para marcar a data, a Suprema Corte realiza o evento “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”. A programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

No início da tarde de 8 de janeiro haverá a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, a ser exibida no Espaço do Servidor, no STF.

Em seguida, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução” no Museu do próprio tribunal.

A programação segue com uma roda de conversa com profissionais da imprensa sobre o tema, também no Museu do STF, e finaliza com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no salão nobre do Supremo.

Golpe de Estado

Ao lembrar os dois anos do 8 de janeiro, neste ano, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, afirmou que os atos golpistas foram a “face visível” de um movimento “subterrâneo” que articulava um golpe de Estado.

“Relembrar esta data, com a gravidade que o episódio merece, constitui, também, um esforço para virarmos a página, mas sem arrancá-la da história”, frisou Fachin durante cerimônia que lembrou os dois anos do 8 de janeiro.

Atos golpistas

Logo após o resultado da eleição ser divulgada em 30 de outubro de 2022, teve início um movimento pedindo um golpe militar para impedir que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva assumisse o cargo.

 Houve fechamento de rodovias e acampamentos golpistas foram montados em frente aos quartéis em várias cidades do país.

Marcaram também a escalada de atos golpistas a implantação de uma bomba próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal, e a invasão de uma delegacia da Polícia Federal (PF) após a queima de ônibus no dia da diplomação de Lula, também em Brasília.

Após investigações sobre esses atos, o STF condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados próximos por tentativa de golpe de Estado e outros delitos, responsabilizando o ex-presidente por uma conspiração contra o resultado eleitoral com objetivo de permanecer no poder após a derrota em 2022.

Segundo a condenação, Bolsonaro tentou convencer os comandantes militares a aderir a um golpe de Estado para anular as eleições.  

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Avião na pista do aeroporto de Guarulhos

Boeing aborta decolagem no aeroporto de Guarulhos após problema no motor; assista

Avião da Latam com destino a Lisboa já havia iniciado o procedimento de subida quando o piloto comunicou a necessidade de abortar a operação
Pescador é resgatado após naufrágio

Sobrevivente relata última conversa com mãe, vítima de naufrágio no Encontro das Águas em Manaus

"As últimas palavras dela foram: 'filho, se salva'", relatou João Henrique, de 17 anos, que sobreviveu ao acidente ocorrido na sexta-feira com embarcação que transportava 80 pessoas
Ônibus com trabalhadores rurais tomba na BR-153 e deixa seis mortos

Ônibus com trabalhadores rurais tomba na BR-153 e deixa seis mortos

Acidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira, entre Ocauçu e Marília; motorista perdeu controle do veículo após pneu estourar
Bloco em SP tem Trump com bigode de Hitler e Bolsonaro e Vorcaro presidiários

Bloco em SP tem Trump com bigode de Hitler e Bolsonaro e Vorcaro presidiários

O Bloco Acorda Peão foi realizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e contou com presença de 600 foliões