Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteNívia de Lima, da Chapecoense, é a primeira treinadora...

Nívia de Lima, da Chapecoense, é a primeira treinadora mulher a vencer jogo na Copinha

Aos 44 anos, treinadora das categorias de base também foi a segunda mulher a comandar um time na competição

Nívia de Lima, técnica do sub-20 da Chapecoense, conquistou uma vitória histórica após o 3×2 contra o Volta Redonda na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A profissional de 44 anos alcançou o feito inédito neste sábado (3), tornando-se a segunda mulher a comandar uma equipe masculina na competição e a primeira a vencer uma partida no torneio.

A treinadora está à frente do time catarinense na 56ª edição da Copa São Paulo, considerada a maior competição de categorias de base do Brasil. Formada em Educação Física, Nívia trabalha na Chapecoense desde 2012, onde acumulou experiência nas categorias sub-12, sub-15, sub-17 e sub-20. Segundo informações divulgadas pelo portal oficial da Chapecoense, a trajetória da técnica no clube tem sido marcada por dedicação e resultados consistentes ao longo dos anos.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Em 2025, a técnica levou a equipe sub-20 do clube à final do Campeonato Catarinense. Posteriormente, assumiu o comando do time profissional da Chapecoense para a disputa da Copa Santa Catarina, ampliando sua experiência em competições estaduais e nacionais. A Chape costuma escalar atletas dos elencos de base e aspirantes na Copa Santa Catarina, já que é uma competição de menor escalão e que acontece paralelamente ao Campeonato Brasileiro.

A partida que marcou o feito histórico foi disputada em São Paulo, sede tradicional do torneio que reúne equipes de base de todo o país.

“O sentimento quando entrei no campo alcançando esse marco histórico foi um sentimento de gratidão. Passou um filme na minha cabeça sobre a minha trajetória, do quanto precisei ser resiliente e do quanto tive que me preparar para esse momento”, declarou Nívia.

Leia mais: João Fonseca desiste do ATP de Brisbane por lesão lombar

A treinadora também comentou sobre os desafios enfrentados em sua carreira no futebol. “O futebol não é um ambiente comum de trabalho para as mulheres. Mesmo assim, com coragem me preparei para que tudo acontecesse, acreditando no processo e no meu legado para fazer o que eu amo”, afirmou.

A Chapecoense seguirá na competição sob o comando de Nívia, podendo avançar para as próximas fases do torneio dependendo dos resultados que conquistar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Um jogador de futebol negro, vestindo a camisa branca do Red Bull Bragantino, concede uma entrevista após uma partida. Ele está de perfil parcial, com a boca aberta como se estivesse falando e o braço esquerdo estendido. Ao fundo, há um painel de patrocinadores com as marcas

Zagueiro do Bragantino se descontrola após derrota: “Mulher não pode apitar jogo grande”

Gustavo Marques, defensor do Massa Bruta, afirmou que árbitra Daiane Muniz "foi desonesta" por não marcar pênalti no fim do jogo e culpou seu gênero pela derrota
O jogador Luciano, do São Paulo FC, celebra intensamente em campo durante uma partida noturna. Ele está de perfil, com a boca aberta em um grito de comemoração e os punhos cerrados. Veste a camisa listrada em vermelho, branco e preto, calções brancos e meiões brancos. Ao fundo, as arquibancadas do estádio estão lotadas e iluminadas pelos refletores.

São Paulo vence Bragantino em jogo acirrado e se classifica para as semis

Tricolor saiu na frente duas vezes, mas viu Alan Franco expulso no fim e sofreu pressão do Massa Bruta até o último minuto
Registro de um lance de jogo de futebol à noite. Um jogador de uniforme branco salta para cabecear a bola em direção ao gol, enquanto um defensor de uniforme listrado em vermelho e preto tenta impedir a jogada. Em primeiro plano, as costas de outro jogador do mesmo time listrado, vestindo a camisa número 20, ocupam o lado direito da imagem. Ao fundo, vê-se a rede do gol e placas de publicidade no nível do gramado.

Com gol de Bruno Rodrigues, Cruzeiro vence Pouso Alegre e se aproxima da final

Partida terminou em 2x1 para o clube celeste fora de casa; jogo de volta será disputado em Belo Horizonte no próximo sábado (28)
Montagem da TMC de Palmeiras x Capivariano

Palmeiras x Capivariano: acompanhe a transmissão da TMC ao vivo

Quartas de final do Paulistão valem vaga na semifinal em jogo único