Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoRio cria Praça Manoel Carlos no Leblon após morte...

Rio cria Praça Manoel Carlos no Leblon após morte do autor

Decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes homenageia escritor que faleceu aos 92 anos no sábado devido a complicações da Doença de Parkinson

A Prefeitura do Rio de Janeiro oficializou a criação da Praça Manoel Carlos no bairro do Leblon, zona sul da cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (13/01), assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). A homenagem acontece três dias após o falecimento do autor de novelas, que morreu no sábado (10/01), aos 92 anos, em decorrência de complicações da Doença de Parkinson.

O espaço público está localizado na Avenida Bartolomeu Mitre, entre as ruas Juquiá e Desembargador Alfredo Russel. A administração municipal ainda não divulgou quando ocorrerá a cerimônia oficial de inauguração da praça.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Conhecido como Maneco, o escritor estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, onde recebia tratamento especializado. No último ano, a Doença de Parkinson havia afetado suas capacidades motoras e cognitivas.

Nascido em São Paulo em 1933, Manoel Carlos desenvolveu forte ligação com o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar. O Leblon, bairro onde residia, tornou-se cenário recorrente em suas produções televisivas, ganhando projeção nacional através de suas tramas.

“Por que o Leblon? Porque eu moro aqui, só por isso. Eu vivo aqui. E gosto daqui, claro. Se eu morasse em Copacabana, e gostasse de Copacabana como morador, certamente eu escreveria, localizaria os meus protagonistas, as minhas tramas em Copacabana, na Barra, na Tijuca, em Jacarepaguá, em qualquer lugar”, disse o autor em entrevista.

Manoel Carlos mantinha uma relação próxima com o bairro desde sua mudança para o Rio. “Eu moro no Leblon desde que eu vim para o Rio. Eu não me preocupo tanto de que minha novela seja realista, naturalista, me preocupo que as minhas histórias sejam verossímeis”, afirmou.

O autor frequentemente incorporava elementos do cotidiano local em suas obras. “Eu até dou nome de personagens de gente verdadeira. Nas bancas de jornais (das novelas), eu uso o nome do jornaleiro”, contou.

Com a criação da praça, o município reconhece a contribuição do escritor para a projeção do Leblon no imaginário brasileiro através de suas novelas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Descubra como termina a novela “Mãe”, que passa na Record TV

Descubra como termina a novela “Mãe”, que passa na Record TV

Depois de diversas reviravoltas na história, o último capítulo possui uma narrativa tensa que vai prender os espectadores no sofá
Confira filmes natalinos para entrar no clima do final do ano

10 filmes de Natal para assistir na Prime Video

O catálogo do streaming está repleto de filmes de Natal que exaltam todos os clichês ou mesmo fazem repensar sobre as atitudes ao longo do ano
A imagem conta com um monstro vermelho no centro e abaixo estão distribuídos homens e mulheres, alguns seguram armas e outros apenas olham para frente.

Stranger Things: veja o resumo das temporadas anteriores antes de assistir a 5ª

Relembre rapidamente as quatro temporadas anteriores e se prepare para os primeiros episódios da quinta temporada
Personagens da série Stranger Things

Stranger Things: relembre 5 personagens que morreram ao longo da série

A série teve muitas mortes de personagens queridos pelo público; quarta temporada foi a mais marcante