Líderes de instituições monetárias de diversos países, incluindo o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, expressaram apoio ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. A declaração conjunta foi divulgada nesta terça-feira (13/01), após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abrir um inquérito contra Powell no domingo (11/01).
A manifestação coletiva ocorre em resposta à investigação que apura se Powell teria prestado falso testemunho ao Congresso americano sobre os custos da reforma na sede do Fed, estimados em aproximadamente US$ 2,5 bilhões. O caso está relacionado ao depoimento que Powell deu ao Comitê Bancário do Senado em junho de 2025.
Em comunicado divulgado pelo Fed, Powell classificou a investigação como retaliação do governo Trump. “A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir as taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que será melhor para o público, em vez de seguir as preferências do presidente”, declarou.
O presidente americano, Donald Trump, negou na segunda-feira (12/01) qualquer envolvimento com a decisão dos procuradores de investigar Powell. O caso representa mais um episódio no conflito entre Trump e o presidente do Fed, já que o republicano e seus aliados intensificaram críticas a Powell por não promover cortes nas taxas de juros no ritmo defendido pelo governo.
Na declaração conjunta, os bancos centrais afirmaram: “Manifestamos nossa total solidariedade ao Sistema da Reserva Federal e ao seu presidente, Jerome H. Powell. A independência dos bancos centrais é um pilar fundamental da estabilidade de preços, financeira e econômica, no interesse dos cidadãos que servimos.”
O documento, assinado por líderes de instituições como o Banco Central Europeu, Banco da Inglaterra e Banco de Compensações Internacionais, além do brasileiro Galípolo, também destacou que “é crucial preservar essa independência, com pleno respeito ao Estado de Direito e à responsabilidade democrática”.
Os signatários ressaltaram ainda que “O presidente Powell serviu com integridade, focado em seu mandato e com um compromisso inabalável com o interesse público. Para nós, ele é um colega respeitado e altamente estimado por todos que trabalharam com ele.”
