Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilToffoli critica demora da PF em operação sobre Master...

Toffoli critica demora da PF em operação sobre Master e cobra explicações

Segunda fase da Operação Compliance Zero cumpriu 42 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou uma suposta demora da Polícia Federal em deflagrar a nova fase da operação envolvendo o Banco Master e exigiu explicações do chefe da corporação, Andrei Rodrigues, sobre o fato de não ter cumprido no tempo estabelecido a ordem para promover a ação policial desta quarta-feira.

O comentário de Toffoli consta na decisão que ordenou os pedidos de busca e apreensão contra o empresário Nelson Tanure e de busca e prisão temporária de Fabiano Zettel, cunhado do CEO do Master, Daniel Vorcaro, relativo à nova fase da investigação sobre o Master.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Nesse despacho, divulgado pelo STF, Toffoli citou que o pedido de medidas cautelares feito pela PF foi apresentado no dia 6 de janeiro e autorizado por ele no dia 7 de janeiro.

O prazo de cumprimento, conforme Toffoli, era de 24 horas a partir do dia 12 de janeiro, “diante da gravidade dos fatos e necessidade de aprofundamento da investigação, com fartos indícios de práticas criminosas de todos os envolvidos”.

Entretanto, o ministro do STF disse que “causa espécie” o fato de ter havido descumprimento do prazo das medidas cautelares ordenadas e a falta de empenho de cumprir a ordem porque a PF teve vários dias para preparar a operação. Tudo isso, destacou, “poderá resultar em prejuízo e ineficácia das providências ordenadas”.

O magistrado citou que a PF só decidiu adotar novas providências urgentes para a operação nesta terça-feira (13/01) à noite.

“Observo, ainda, que eventual frustração do cumprimento das medidas requeridas decorre de inércia exclusiva da Polícia Federal, inclusive diante de inobservância expressa e deliberada de decisão por mim proferida na data de 12.01.2026, que determinou a deflagração da presente fase no prazo de 24 horas (e-doc. nº 56, assinado às 14:52 horas e juntado aos autos às 15:15 horas), e que eventual prejuízo às demais medidas em decorrência do presente pedido são de inteira responsabilidade da autoridade policial”, destacou o ministro do STF, no despacho.

Leia mais: Daniela Lima: “Operação da PF é resposta pública de Toffoli à enxurrada de críticas”

Toffoli determinou que o chefe da PF explique a situação em até 24 horas. Procurada, a PF não respondeu de imediato sobre os questionamentos de Toffoli sobre a suposta demora em deflagrar a operação.

O ministro do STF ordenou ainda que todos os materiais e bens apreendidos na operação desta quarta sejam lacrados e acautelados para serem diretamente encaminhados ao Supremo. Geralmente a praxe é que documentos apreendidos em uma ação sejam levados para a PF e analisados pela própria corporação.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF