Os tenistas brasileiros João Fonseca e Beatriz Haddad Maia conheceram nesta quinta-feira (15/01) seus adversários de estreia na chave principal do Australian Open.
Atual 30º colocado no ranking mundial, o atleta de 19 anos enfrentará o norte-americano Eliot Spizzirri na primeira rodada, em Melbourne, após sorteio realizado nesta madrugada.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Spizzirri, número 89 do mundo, já derrotou Fonseca anteriormente, quando se enfrentaram no qualifying do US Open de 2024, com vitória do americano em três sets.
Esta será a primeira vez que os dois tenistas se encontrarão em uma chave principal, seja de torneio ATP ou de Grand Slam.
Caso supere Spizzirri, Fonseca jogará na segunda rodada contra o vencedor do duelo entre o italiano Luca Nardi, 108º do ranking mundial, e um tenista vindo do qualifying ou como lucky loser. Se avançar também nesta fase, o brasileiro poderá enfrentar o atual bicampeão do torneio e atual número 2 do mundo, o italiano Jannik Sinner, na terceira rodada.
O brasileiro chega a Melbourne sem ter disputado nenhuma partida oficial em 2026. Fonseca precisou abrir mão dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide por causa de dores lombares, comprometendo sua preparação para o primeiro Grand Slam da temporada.
A organização do torneio ainda não divulgou a data e o horário do confronto entre Fonseca e Spizzirri.
Leia mais: Suspensão do visto americano afetará a entrada de torcedores na Copa?
Na chave feminina, Beatriz Haddad Maia enfrentará a cazaque Yulia Putintseva, 105ª do ranking mundial, na primeira rodada. O histórico favorece a brasileira, que venceu a adversária nas duas vezes em que se enfrentaram em 2023.
Se vencer a tenista do Cazaquistão, a número 1 do Brasil vai encarar a vencedora do duelo entre a ucraniana Marta Kostyuk, cabeça de chave 20, e a francesa Elsa Jacquemot. Numa eventual terceira rodada, a brasileira poderá vir a cruzar com a russa Ekaterina Alexandrova, 11ª pré-classificada.
