O Ibrachina protagonizou uma das grandes surpresas da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao eliminar o Palmeiras nas quartas de final. Após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, o Ibrachina venceu o Verdão por 5 a 4 nas penalidades na noite desta segunda-feira (19/01), na Arena Barueri, e garantiu vaga entre os quatro melhores da competição. Agora, a equipe aguarda o vencedor do duelo entre São Paulo e Botafogo, que se enfrentam nesta segunda-feira (19/01), às 21h.
Foi a terceira vez que os palmeirenses acabaram indo para a disputa de pênaltis. Antes, tinham eliminado o Vitória, na segunda fase, e o Flamengo-SP, também na marca da cal.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Dentro de campo, o primeiro tempo foi dominado pelo Palmeiras. Logo aos seis minutos, Pimenta abriu o placar de cabeça após cobrança de falta de Sorriso na área. O Verdão manteve maior volume ofensivo ao longo da etapa inicial, mas esbarrou em noite inspirada do goleiro Gabriel Sena, que fez pelo menos três grandes defesas e evitou um placar mais largo.
Na volta do segundo tempo, o técnico do Ibrachina promoveu mudanças em atacado: saíram Armando Chila, Kleiton e Kayky Eduardo para as entradas de Vicente Garcia, Gabriel Cunha e Pirituba. As alterações surtiram efeito rapidamente.
Aos 12 minutos, Luiz Fernando cobrou lateral direto na área, a defesa palmeirense não conseguiu afastar, e Pirituba apareceu livre para finalizar com precisão e deixar tudo igual: 1 a 1. Sete minutos depois, o Ibrachina virou: Kauan Christian aproveitou cruzamento fechado na primeira trave, desviou de cabeça e tirou do alcance do goleiro palmeirense para fazer 2 a 1.
O Palmeiras buscou a reação e chegou ao empate em bola parada. Aos 37 minutos, após escanteio cobrado na primeira trave, Fábio desviou, dividiu com a zaga e mandou para o fundo das redes, recolocando o Verdão no jogo.
A reta final foi aberta. Já nos acréscimos, aos 51 minutos, Victor Gabriel teve grande chance: arrancou, deixou adversários para trás e arriscou de fora da área, mas a bola desviou no caminho e saiu pela linha de fundo.
Nos pênaltis, o Palmeiras converteu com Coutinho, Victor Gabriel, Juliano e Fábio, mas desperdiçou com Kauã Lira, Eduardo e João Paulo. Pelo lado do Ibrachina, marcaram Gabriel Cunha, Luiz Fernando, Rodrigo Ramos, Kauan Christian e Vicente Garcia, enquanto Matheus e Gabriel Oliveira erraram. No fim, vitória do Ibrachina por 5 a 4 e classificação histórica às semifinais.
Leia mais: Saiba quanto pode custar acompanhar o Brasil na Copa do Mundo 2026
