O tenista João Fonseca, número 32 do ranking mundial da ATP, foi eliminado na primeira rodada do Australian Open pelo norte-americano Eliot Spizzirri. A partida ocorreu nesta segunda-feira (20/01) em Melbourne, com vitória do americano por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, em confronto que durou 2 horas e 41 minutos.
O brasileiro, que era cabeça de chave número 28 do torneio, não conseguiu manter regularidade durante o jogo. Após perder o primeiro set, Fonseca reagiu no segundo, mas acabou dominado pelo adversário nas duas parciais seguintes, encerrando sua participação no primeiro Grand Slam de 2026.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A falta de ritmo de jogo pode ter influenciado o desempenho de Fonseca, já que o Australian Open foi seu primeiro torneio em 2026. O tenista havia desistido das competições preparatórias em Brisbane e Adelaide por causa de dores lombares.
No primeiro set, apesar de conseguir 13 winners contra apenas 4 de Spizzirri, o brasileiro cometeu 14 erros não forçados, enquanto o americano registrou apenas 5. Esta diferença foi determinante para o americano fechar a parcial em 6/4.
Fonseca mostrou recuperação no segundo set, reduzindo seus erros para apenas 4, enquanto Spizzirri cometeu 8. Com apoio da torcida brasileira presente no Melbourne Park, o carioca conseguiu vencer a parcial por 6/2.
A recuperação, entretanto, não se sustentou. No terceiro set, o americano retomou o controle da partida com 14 winners contra apenas 4 do brasileiro. Além disso, Spizzirri cometeu somente 4 erros não forçados, enquanto Fonseca acumulou 11.
O tenista brasileiro perdeu duas posições no ranking da ATP atualizado nesta segunda-feira, caindo para a 32ª colocação após ser ultrapassado por Tomas Machac e Valentin Vacherot.
Durante o quarto set, Fonseca chegou a pedir atendimento médico por desconforto na perna esquerda. Não há informações se este problema físico afetará seus próximos compromissos.
Leia mais: Confrontos das semifinais da Copinha estão definidos; veja os jogos e onde assistir
Em fevereiro, o carioca de 19 anos defenderá os pontos conquistados com o título do ATP 250 de Buenos Aires, torneio disputado em quadras de saibro. Na sequência, entre 14 e 22 de fevereiro, participará do Rio Open.
No Australian Open, Fonseca ocupou a posição de cabeça de chave 28, beneficiando-se de duas desistências: o britânico Jack Draper e o dinamarquês Holger Rune. No ranking utilizado para definir os cabeças de chave do torneio, o brasileiro ocupava a 30ª posição.
