O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registra problemas de acesso em suas plataformas digitais. Usuários relatam dificuldades para utilizar o aplicativo e o site Meu INSS nesta terça-feira (20/01).
As falhas começaram a ser reportadas principalmente a partir das 9h, segundo ferramentas de monitoramento.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A instabilidade compromete o funcionamento do sistema após autenticação com a conta Gov.br. Beneficiários enfrentam lentidão no carregamento inicial e não conseguem visualizar os serviços disponíveis na plataforma.
Um aumento no volume de acessos teria causado a instabilidade. Este crescimento estaria ligado à atualização da margem para empréstimos consignados, ao reajuste de benefícios e à implementação da nova alíquota do imposto de renda.
Sobre os problemas desta terça-feira (20/01), o instituto afirmou que, segundo a Dataprev, empresa responsável pelo suporte tecnológico, os sistemas estariam operando normalmente, contradizendo os relatos dos usuários.
O Downdetector, plataforma que monitora falhas em serviços digitais, registrou um pico de reclamações às 9h de hoje. Paralelamente, o Google Trends identificou aumento nas buscas pelo termo “INSS fora do ar” nas últimas horas.
Nas redes sociais, internautas expressam frustração com a indisponibilidade do sistema. Alguns usuários afirmam que os problemas persistem há mais tempo, com relatos mencionando até três dias de instabilidade.
Leia mais: Presidente do CFM critica “resultados pífios” de exame que avaliou médicos
A falha afeta o acesso tanto pelo aplicativo móvel quanto pela versão web do Meu INSS em todo o território nacional. Ainda não há informações sobre quando o sistema será completamente restabelecido.
Para quem precisa de atendimento urgente durante o período de instabilidade, o INSS recomenda utilizar o telefone 135, canal de atendimento da Previdência Social. O serviço telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, com ligações gratuitas.
