A seleção do Festival de Berlim deste ano incluiu mais dois filmes comandados por diretores brasileiros: os longas “Rosebush Pruning”, de Karim Aïnouz, e “Nosso Segredo”, de Grace Passô.
A seleção da 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim foi anunciada nesta terça-feira (20/01). O evento, um dos mais prestigiados do circuito mundial de cinema, acontece entre 12 e 22 de fevereiro de 2026 na capital alemã.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O diretor brasileiro Karim Aïnouz é um dos cineastas que terá seu longa-metragem na competição. O filme “Rosebush Pruning”, ou “Poda de Roseira” em tradução livre, narra a história de uma família americana privilegiada que vive em uma mansão na Catalunha. A trama acompanha quatro irmãos – Jack, Ed, Anna e Robert – que vivem isolados enquanto desfrutam da fortuna herdada, ignorando as necessidades do pai cego e buscando conforto emocional uns nos outros.
Estrelado por Elle Fanning, Riley Keough, Callum Turner, Jamie Bell, Pamela Anderson e Tracy Letts, a narrativa se desenvolve a partir do anúncio de Jack, o irmão mais velho e figura central da família, de que deixará o pai e os irmãos para viver com sua namorada Martha. Este fato desencadeia uma série de eventos que levam à descoberta de verdades ocultas sobre a morte misteriosa da mãe, resultando em mentiras reveladas e violência entre os irmãos.
“Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o ‘Praia do Futuro’, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção”, declarou o diretor brasileiro.
A produção marca mais um projeto internacional na trajetória de Aïnouz, que tem em seu currículo obras como “Madame Satã”, “Motel Destino”, “O Jogo da Rainha” e “A Vida Invisível”.
Além de “Rosebush Pruning”, a seleção do Festival de Berlim deste ano incluiu outro filme comandado por uma brasileira: o longa “Nosso Segredo”, de Grace Passô.
Esta obra de estreia da diretora em longas-metragens conta a história de uma família negra que tenta reconstruir sua rotina após uma perda recente. Enquanto cada um foge do luto à sua maneira, o filho caçula guarda um segredo capaz de encarar as raízes de suas dores e, juntos, descobrirem um novo caminho.
“Tô feliz de estar num grande festival como a Berlinale. Este é um filme muito especial pra mim, e quem conhece o que venho criando há anos, sabe. Como pareceu dizer Kleber Mendonça no discurso do Globo de Ouro, é um momento de se empolgar com as criações cinematográficas no Brasil”, comentou Passô EM ENTREVISTA AO G1.
O elenco de “Nosso Segredo” traz Robert Frank, Efraim Santos, Jéssica Gaspar, Flip, Ju Colobmo, Marisa Revert, Gláucia Vandeveld, Juan Queiroz, Mateus Aleluia, Nanego Lira e Tássia Reis.
Os dois longas ainda não tem data de estreia nos cinemas e se juntam a outros seis brasileiros já confirmados no festival deste ano, incluindo trabalhos do cineasta André Novais Oliveira. A edição deste ano contará ainda com filmes de cineastas como Hong Sang-soo e Anna Roller.
O Festival de Berlim, também conhecido como Berlinale, reúne anualmente produções de diversos países em diferentes categorias competitivas e mostras.
