Os ciclistas Gilberto Alves e Carlos Gomes Pereira foram localizados pelo Corpo de Bombeiros após permanecerem seis dias perdidos em uma área de mata. Os dois desapareceram na última quarta-feira (14) durante um passeio de bicicleta em Juquitiba, interior de São Paulo, e foram encontrados nesta terça-feira (20) sem ferimentos graves.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A busca pelos ciclistas envolveu 23 profissionais e seis viaturas do Corpo de Bombeiros. As equipes percorreram uma trilha de 24 quilômetros, partindo de um posto de comando estabelecido em Juquitiba.
Durante os seis dias de operação, os bombeiros cobriram mais de 277 quilômetros de área de busca. O helicóptero Águia também participou das ações, sobrevoando cerca de 100 quilômetros na região.
O 6º Grupamento de Bombeiros atuou no trecho de Peruíbe, enquanto o 18º Grupamento ficou responsável pela área de Juquitiba e proximidades.
As equipes de resgate utilizaram um aplicativo de geolocalização para mapear as áreas de busca. O sistema permitiu registrar os rastros das equipes, com marcações de trilhas, pontos de interesse e raios de antena de celular. A tecnologia ajudou a delimitar as zonas de busca pelos ciclistas desaparecidos.
Leia Mais: Aplicativo e site Meu INSS enfrentam instabilidade em todo o país; veja o que fazer
Gilberto foi encontrado próximo a um riacho e informou aos socorristas que Carlos estava nas proximidades, também em boas condições. Nas imagens registradas durante a operação, é possível ver Gilberto usando capacete de ciclismo no momento em que foi localizado.
No instante do resgate, um dos bombeiros chamou o ciclista: “Giba, somos o Corpo de Bombeiros”. Os registros mostram Gilberto abraçando um dos socorristas após ser encontrado.
