Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaTarcísio promete intensificar apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro...

Tarcísio promete intensificar apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência

Governador de São Paulo negou ter sofrido pressão do ex-presidente Jair Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu intensificar o apoio à candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) durante evento realizado nesta sexta-feira (23/01) em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo.

Em sua primeira aparição pública após divergências com o grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador paulista negou ter sofrido qualquer tipo de pressão e classificou como “especulação” os rumores sobre sua possível candidatura à Presidência.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Tarcísio apresentou justificativa distinta para o cancelamento da visita que faria a Bolsonaro na quinta-feira (22/01), contradizendo relatos de aliados que apontavam seu desconforto com declarações de Flávio Bolsonaro como motivo.

“O cancelamento é questão de agenda, não tem nada a ver. Quando você marca uma visita, o tribunal atribui uma data e pode acontecer de, naquela data, não ser possível por uma razão qualquer. Eu tinha uma razão pessoal, não podia ir, imediatamente pedi outra data para o Supremo, que já foi autorizada”, afirmou o governador.

A visita havia recebido autorização do ministro Alexandre de Moraes na segunda-feira (19/01), após pedido da defesa de Bolsonaro. No entanto, Tarcísio decidiu cancelar o compromisso na terça-feira (20/01), depois que Flávio declarou que o encontro serviria para que seu pai “enquadrasse” o governador.

Durante o evento de entrega de unidades habitacionais em Embu das Artes, Tarcísio reforçou seu apoio ao filho do ex-presidente.

“Não tem nada de pressão. Até porque, agora, a gente vai trabalhar muito em prol do Flávio Bolsonaro. Não vai ter problema nenhum quanto a isso”, declarou. Quando questionado se poderia ser mais claro em seu apoio, respondeu: “Mais enfático do que isso?”

O governador também destacou sua relação com o ex-presidente: “O [ex-]presidente nunca me pressionou. Por nada. Nosso relacionamento sempre foi de amigo. Ele nunca me pediu nada, a única coisa foi para ser candidato ao Governo do Estado de São Paulo”.

Tarcísio rejeitou as especulações sobre uma possível candidatura presidencial em 2026. “Sempre falei que meu candidato é o Bolsonaro ou quem ele indicar. Ele indicou o Flávio. Então, quem é meu candidato agora? O Flávio. Não é nada diferente do que eu falo desde 2023.” “Agora, tem muita especulação e isso é normal porque o pessoal sempre vê o governador de São Paulo como uma figura presidenciável. Não vou apresentar uma carta de renúncia [em abril]”, afirmou.

Leia mais: Magno Malta tenta visitar Bolsonaro sem autorização e é barrado na Papudinha

O governador participou do evento acompanhado por políticos locais, incluindo o ex-prefeito Ney Santos (Republicanos), condenado a três anos de prisão em regime semiaberto em novembro de 2025 por porte ilegal de arma.

Quando perguntado sobre seus compromissos na quinta-feira que o impediram de visitar Bolsonaro, Tarcísio não respondeu, mesmo após a pergunta ser repetida três vezes. Naquele dia, ele permaneceu no Palácio dos Bandeirantes em despachos internos, conforme informações disponíveis.

Fontes envolvidas na organização da visita indicam que, se o governador tivesse manifestado interesse em outra data, a defesa de Bolsonaro poderia ter alterado o cronograma das visitas já autorizadas, pois além de Tarcísio, o ex-presidente havia solicitado encontros com outros dois aliados.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Plenário do Senado

Senado analisa projetos de lei para limitar uso de recursos públicos no Carnaval

Parlamentares discutem propostas que estabelecem punições para escolas de samba, criam teto para contratações artísticas e outras
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira