Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMoraes manda retirar apoiadores de Bolsonaro da Papudinha

Moraes manda retirar apoiadores de Bolsonaro da Papudinha

Decisão cita os atos de 8 de janeiro e veda acampamentos nas imediações do complexo penitenciário em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (23/1) a retirada imediata e a proibição de permanência de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estavam concentrados em frente ou nas imediações do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, área conhecida como Papudinha, em Brasília, segundo informações do Metrópoles.

Ao fundamentar a decisão, Moraes destacou que não será admitida a presença de acampamentos ou pessoas nas áreas próximas ao Complexo da Papuda, por entender que a concentração pode comprometer a segurança da unidade prisional e indicar a ocorrência de condutas ilícitas.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

No despacho, o ministro determinou a retirada imediata e o impedimento de acesso de quaisquer indivíduos ou estruturas montadas nas imediações da Penitenciária Federal de Brasília, sempre que houver indícios de práticas criminosas ou ações capazes de colocar em risco o funcionamento e a segurança do local.

Em caso de desobediência às determinações do ministro Alexandre de Moraes, as forças de segurança estão autorizadas a efetuar prisões em flagrante, com o objetivo de assegurar o cumprimento das medidas e manter a ordem pública, especialmente se houver resistência por parte de pessoas que, mesmo após advertidas, insistirem em permanecer em áreas públicas em atitude de afronta à decisão judicial.

Jair Bolsonaro está preso na Papudinha desde 15 de janeiro, após ter sido transferido da Superintendência da Polícia Federal (PF). A decisão também menciona os episódios golpistas de 8 de janeiro, reforçando a necessidade de evitar novas mobilizações que ameacem a ordem pública e o Estado Democrático de Direito.

Leia mais: Ibaneis nega ter discutido venda do Master ao BRB e contradiz depoimento de Vorcaro

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Pescador é resgatado após naufrágio

Criança morre e sete pessoas desaparecem após naufrágio de lancha em Manaus

Embarcação transportava passageiros entre municípios amazonenses quando acidente ocorreu; 71 pessoas foram resgatadas e encaminhadas ao Porto da Ceasa
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias
Preservativos

Ministério da Saúde reforça prevenção às ISTs no Carnaval

Campanha destaca uso de preservativos, vacinação e testagem antes, durante e depois da folia
Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

A vítima, socorrida e levada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi empurrada do Viaduto Jaceguai e caiu na Avenida 23 de Maio