As reservas de voos para a América do Norte cresceram desde a divulgação do calendário de jogos da Copa do Mundo, em dezembro, segundo dados da empresa de tecnologia de viagens Amadeus divulgados nesta terça-feira. Do total, 18% das reservas foram feitas por viajantes britânicos.
O avanço ocorre apesar de uma queda nas viagens da Europa para os Estados Unidos desde a eleição do presidente Donald Trump, em novembro de 2024. Parte dos turistas tem evitado o país devido ao maior rigor nas inspeções de entrada.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Mesmo com o aumento recente da violência associada a detenções do serviço de imigração (ICE), especialmente em Minneapolis, os números mostram que o interesse pelo torneio segue elevado. Torcedores da Inglaterra e da Escócia lideram a alta nas reservas, segundo dados da Amadeus e de observadores da Copa.
Do total de viagens reservadas para o período do Mundial — que será disputado entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, Canadá e México —, 37% foram confirmadas no mês seguinte ao sorteio dos grupos.
Ainda assim, os dados não permitem afirmar se as operações migratórias recentes nos EUA afetaram diretamente as reservas para 2026. Especialistas lembram que grandes eventos esportivos nem sempre garantem aumento expressivo no turismo, como ocorreu nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.“Os torcedores vão a praticamente qualquer lugar para ver os melhores jogadores do mundo, independentemente das políticas do país anfitrião”, afirmou o analista de viagens Paul Charles.
Leia mais: Juiz dos EUA ameaça chefe do ICE com prisão por desacato e ordena comparecimento ao tribunal
Segundo ele, no entanto, a segurança é um fator decisivo. “Os visitantes esperam estabilidade nas cidades-sede e que o seguro de viagem continue válido durante o torneio”, acrescentou Charles, presidente-executivo da consultoria The PC Agency.
O maior pico diário de reservas ocorreu na estreia entre Brasil e Marrocos, em Nova York, com mais de 2.500 voos reservados em um único dia, de acordo com a Amadeus.
A procura também cresceu fora dos EUA. Hotéis no Canadá e no México registraram alta na ocupação, com destaque para a Cidade do México, onde a taxa média subiu para 21% nas noites que antecedem três partidas, ante 4% no mesmo período do ano passado.
- Com informações da Reuters
