Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPF abre inquérito contra influenciadores que criticaram BC após...

PF abre inquérito contra influenciadores que criticaram BC após liquidação do Master

Investigação autorizada pelo ministro Dias Toffoli busca apurar possível ação coordenada em defesa da instituição financeira de Daniel Vorcaro

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar denúncias sobre influenciadores digitais que teriam sido contratados para criticar o Banco Central após a liquidação extrajudicial do Banco Master.

A investigação foi autorizada nesta quarta-feira (28/01) pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. O caso envolve possível ação coordenada em defesa da instituição financeira de Daniel Vorcaro.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O inquérito foi instaurado depois que a PF realizou análise preliminar de postagens nas redes sociais, identificando possíveis crimes relacionados ao caso. Toffoli, relator do processo no STF, concedeu autorização para o prosseguimento das investigações.

A liquidação do Banco Master pelo BC aconteceu em novembro de 2025, quando a Polícia Federal realizou operação contra Vorcaro e outros diretores da instituição por suspeitas de fraudes financeiras. A Justiça iniciou esta semana a tomada de depoimentos dos investigados no processo.

O caso ganhou notoriedade quando produtores de conteúdo de direita, como Rony Gabriel e Juliana Moreira Leite, divulgaram que receberam propostas para publicar conteúdos favoráveis ao Banco Master em suas plataformas digitais. Segundo eles, o objetivo seria difundir a mensagem de que a liquidação do banco teria sido “precipitada”.

As autoridades também buscam apurar se houve ação orquestrada contra o Banco Central após a liquidação do Banco Master. Um dos influenciadores revelou que o cachê oferecido seria de R$ 7,8 mil pelo post inicial com críticas ao BC.

O caso Master se desenvolve em múltiplas frentes investigativas. Além da apuração sobre os influenciadores, a PF conduz inquérito sobre a compra do banco pelo BRB, com depoimentos já em andamento.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre quem teria contratado os influenciadores ou se a ação partiu diretamente do Banco Master. A instituição de Vorcaro afirmou anteriormente não possuir informações sobre as propostas relatadas pelos influenciadores.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

São Paulo enfrenta 170 pontos críticos de alagamento

São Paulo enfrenta 170 pontos críticos de alagamento

Corpo de Bombeiros recebeu 54 chamadas para enchentes na Zona Leste, Guarulhos e Suzano, entre outras regiões
Homem da Meia-Noite completa 94 anos com desfile histórico em Olinda

Homem da Meia-Noite completa 94 anos com desfile histórico em Olinda

Calunga comemora aniversário com cortejo, encontro de maracatus e celebração da ancestralidade
Cachorros vítimas de maus tratos no DF

Polícia investiga adestrador após resgate de filhotes em situação de maus-tratos no DF

Animais estavam confinados em caixas de transporte, sem acesso a água ou comida, segundo as autoridades
Fiscalização do Detran-DF em via de Brasília

Polícia investiga fraude em transferências de veículos no Detran do DF

Operação cumpre mandados no DF, Goiás e Piauí após identificação de cerca de 300 transações irregulares no sistema do órgão