A atriz canadense Catherine O’Hara faleceu nesta sexta-feira (30/01) aos 71 anos. A informação foi confirmada por seu empresário a veículos de comunicação norte-americanos.
Vencedora de dois prêmios Emmy, O’Hara ficou conhecida por seus papéis marcantes como Kate McCallister na franquia “Esqueceram de Mim” e como a excêntrica Moira Rose na série “Schitt’s Creek”.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A causa da morte não foi divulgada, embora seu representante tenha mencionado que a atriz havia recebido um diagnóstico médico recente, sem especificar a condição de saúde.
O’Hara iniciou sua trajetória profissional em Toronto, no Canadá, sua terra natal, onde integrou o grupo de humor de improviso Second City. Foi nesse ambiente que começou sua parceria com o ator Eugene Levy, conhecido pelo papel do pai em “American Pie”.
A colaboração entre os dois artistas se estendeu por décadas, desde o programa de esquetes “SCTV”, nos anos 1970, até o domínio nas categorias de comédia do Emmy e do Globo de Ouro nos anos 2020.
Na televisão, a atriz ganhou um Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia por sua interpretação de Moira Rose em “Schitt’s Creek”. Nos últimos anos, essa personagem, conhecida pelo vocabulário peculiar e figurinos extravagantes, aumentou ainda mais a popularidade da atriz nas redes sociais.
No cinema, além de “Esqueceram de Mim”, Catherine O’Hara interpretou Delia Deetz em “Os Fantasmas se Divertem” (1988) e retornou para a sequência lançada em 2024, “Beetlejuice Beetlejuice”.
Entre seus projetos mais recentes estavam a série de comédia “O estúdio”, onde interpretou uma executiva veterana que servia como mentora do protagonista vivido por Seth Rogen, e uma participação na segunda temporada de “The Last of Us”.
Leia mais: Quem trai mais: homem ou mulher? Resposta de detetive surpreende
A atriz também manteve colaborações frequentes com o diretor Christopher Guest ao longo de sua carreira.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o funeral ou cerimônias em homenagem à atriz. Também não há informações sobre quais projetos ela poderia estar desenvolvendo quando faleceu.
Catherine O’Hara deixa o marido, o diretor de arte Bo Welch, e dois filhos, Luke e Matthew, que seguiram carreira na área de cenografia.
