Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoPolícia Federal cancela gravações de série "Aeroporto: Área Restrita"...

Polícia Federal cancela gravações de série “Aeroporto: Área Restrita” em terminais do país

PF revogou credenciais da produtora Moonshot e interrompeu filmagens da oitava temporada em Guarulhos, Viracopos, Galeão e Pinto Martins, citando normas de segurança da aviação civil

A Polícia Federal (PF) interrompeu as filmagens da série “Aeroporto: Área Restrita” em diversos terminais aeroportuários brasileiros. A decisão foi comunicada na sexta-feira (31/01), afetando diretamente a produção da oitava temporada do programa, que já contava com permissões para captação de imagens nos aeroportos de Viracopos, Galeão e Pinto Martins.

A medida ocorreu após a PF negar credenciais para a equipe da produtora Moonshot acessar setores restritos do Aeroporto de Guarulhos e cancelar autorizações previamente concedidas para outros terminais. O órgão justificou a ação como cumprimento de regulamentações de segurança.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Segundo a PF, a decisão “decorre do estrito cumprimento de normas constitucionais, legais e regulamentares que regem a segurança da aviação civil no Brasil”. A corporação baseou sua determinação no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC), estabelecido pelo Decreto nº 11.195/2022, e em diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A PF esclarece que “As Áreas Restritas de Segurança são classificadas como zonas prioritárias de risco, sujeitas a rigorosos controles de acesso, limitados exclusivamente a pessoas com necessidade operacional ou funcional, não se enquadrando atividades de entretenimento ou produção audiovisual nesse critério”.

A Moonshot havia iniciado as gravações da oitava temporada em dezembro de 2025, contando com a colaboração de entidades como Anvisa, Vigiagro, Ibama, Receita Federal, Polícia Militar dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além das administradoras Fraport e RIOgaleão.

Em janeiro de 2026, a PF revogou as credenciais já emitidas e negou novas autorizações para a equipe de produção. As filmagens aconteciam em zonas de segurança de aeroportos federais, incluindo Guarulhos, Viracopos, Galeão e Pinto Martins.

A produtora contesta a decisão e destaca seu histórico de conformidade com as normas. “Ao longo de sete temporadas consecutivas, produzidas desde 2016, a Polícia Federal analisou e aprovou as credenciais de todos os profissionais envolvidos na produção do programa Aeroporto: Área Restrita, permitindo a realização integral das filmagens sem que tenha sido registrado qualquer incidente ou comprometimento da segurança aeroportuária”, afirma a Moonshot em comunicado.

A PF, por sua vez, informa que não participa do programa televisivo “há anos” e tem mantido consistentemente o entendimento pelo indeferimento de solicitações dessa natureza. A corporação explica que “Essas decisões refletem o entendimento consolidado de que a presença permanente de equipes de filmagem em áreas operacionais restritas é incompatível com os princípios da preservação da intimidade, da imagem e da presunção de inocência dos cidadãos abordados, bem como com a necessidade de resguardar técnicas, rotinas e meios empregados na repressão a ilícitos penais, especialmente em ambiente aeroportuário”.

O órgão federal também esclarece que reconhece as atribuições da Receita Federal como autoridade aduaneira, mas ressalta que estas não se confundem com a responsabilidade constitucional da PF pela supervisão da segurança aeroportuária, que prevalece em Áreas Restritas de Segurança, inclusive em recintos alfandegados.

Leia mais: Paulo Augusto faz primeira declaração após eliminação do BBB 26

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Reprodução/Instagram/@leosantanta

Bloco de Léo Santana arrasta multidão pelas ruas do centro do Rio de Janeiro

Cantor baiano conhecido como "Gigante" conduziu foliões durante o pré-carnaval na manhã deste sábado (31/01), demonstrando emoção durante o trajeto que marca início das festividades carnavalescas
Foto: Manoella Mello/Divulgação TV Globo

Paulo Augusto faz primeira declaração após eliminação do BBB 26

Pelas redes sociais, ex-participante goiano publicou agradecimento menos de 24 horas depois de deixar o reality show da TV Globo, afirmando que "tinha que acontecer" em texto compartilhado neste sábado
Carnaval do Rio

Como surgiram os desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro?

Maior Carnaval do Brasil começou como uma tradição natalina e sagrada e passou a incorporar o profano no século 19
Foto: Reprodução/Globo

Marcelo atende Big Fone e recebe ordem para usar pulseira dourada

Ligação da dinâmica especial do reality influencia diretamente a formação do próximo Paredão