A cantora Ivete Sangalo comandou um megabloco no Centro do Rio de Janeiro neste domingo (1º), marcando sua estreia à frente de um trio elétrico no carnaval carioca. A artista baiana percorreu o Circuito Preta Gil, atraindo cerca de 150 mil foliões, segundo estimativas da organização.
A concentração do bloco teve início às 8h da manhã. Ivete chegou ao local às 8h45 e subiu no trio elétrico aproximadamente às 9h15 para dar início à apresentação que percorreu as vias centrais da cidade. Durante o show, a baiana prestou homenagem à amiga Preta Gil cantando o hit “Sinais de Fogo” ao lado de Gominho, Jude Paula e Soraya Rocha, amigos que acompanharam o tratamento da filha de Gilberto Gil de perto.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
No trio elétrico, Ivete continuou sua homenagem com palavras carinhosas: “Esse sol que nos ilumina aqui hoje é ela. Eu to muito feliz e emocionada, mas não há tristeza. Preta não era uma mulher dada a tristezas. Estou muito emocionada em cantar no circuito que ela criou, ela inventou isso aqui”.
Com a voz embargada, a cantora completou: “Então onde ela estiver, que ela receba o meu amor, a minha saudade e o aplauso de vocês para ela. Que a gente não deixe nunca Pretinha ser esquecida por qualquer razão. Ela vai ser lembrada porque ela vive na gente”.
Ivete também se emocionou ao relembrar a amiga, que morreu em 20 de julho de 2025, vítima de câncer. “É um dia de muita emoção. O Rio de Janeiro tem uma importância grande na minha vida. É uma das cidades mais lindas desse mundo, uma cidade que me apoia desde que eu comecei a cantar”, declarou a cantora em entrevista à Globonews.
Sobre sua participação inédita no Carnaval do Rio, a artista explicou: “O carnaval de Salvador toma muito da gente porque é o momento do nosso ano que convidamos o Brasil inteiro para estar lá em Salvador. Mas graças a Deus, o carnaval do Rio de Janeiro criou esses momentos, essas alternativas pra gente ta aqui, nesse momento que precede nosso carnaval”.
A baiana expressou seu carinho pelo circuito que leva o nome de Preta Gil: “A gente ta aqui hoje nesse lugar tão especial pra mim que é o circuito de Preta. Hoje vai ser um dia transformador pra mim. To muito feliz”, comentou.
Programação carnavalesca pelo Rio
O domingo de pré-carnaval contou com 21 blocos espalhados por diversos bairros do Rio. Até o fim da folia, a cidade terá 462 desfiles oficiais, com expectativa da Riotur de que aproximadamente 6 milhões de pessoas participem apenas dos blocos de rua.
Entre os blocos que desfilaram neste domingo estão o Kids2gether no Jardim Botânico, o Maravilhosas em Ipanema e o Mini Seres do Mar em Laranjeiras. Os eventos aconteceram em horários variados, atraindo públicos entre 200 e 20 mil foliões.
O “Se Fui Triste Não Me Lembro”, na Glória, esperava reunir 20 mil pessoas, enquanto o “Amigos da Barra”, na Avenida Lúcio Costa, previa 10 mil participantes. Já o “Bloco Me Esquece” e o “Bloco Vira Lata” estimavam, respectivamente, 6 mil e 5,1 mil foliões.
As festividades ocorreram ao longo de todo o dia, com blocos iniciando às 8h e os últimos encerrando suas apresentações por volta das 17h, distribuídos em pontos estratégicos da cidade, do Centro à Zona Oeste, passando por bairros como São Conrado, Ilha do Governador, Gamboa, Tijuca, Rio Comprido, Piedade, Pilares, Sepetiba e Curicica.
