Maria Bethânia e Caetano Veloso conquistaram o Grammy Awards 2026 de Melhor Álbum de Música Global com “Caetano e Bethânia Ao Vivo” neste domingo (01/02). A premiação aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde a apresentadora Dee Dee Bridgewater recebeu o troféu em nome dos irmãos brasileiros, que não compareceram à cerimônia.
Esta é a primeira vez que Maria Bethânia recebe um Grammy em sua carreira. Para Caetano, trata-se do segundo troféu, após ter sido premiado em 2000 pelo álbum “Livro”, lançado em 1997, quando a categoria ainda se chamava “Melhor álbum de world music“.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O disco dos artistas brasileiros superou cinco concorrentes na disputa. Entre os finalistas estavam “Sounds of Kumbha” de Siddhant Bhatia, “No Sign of Weakness” de Burna Boy, “Eclairer le monde – Light the World” de Youssou N’Dour, “Mind Explosion – 50th Anniversary Tour Live” de Shakti e “Chapter III: We Return To Light” de Anoushka Shankar em colaboração com Alam Khan e Sarathy Korwar.
O anúncio do prêmio aconteceu no início da noite deste domingo (01/02). A Academia de Gravação dos Estados Unidos, responsável pela premiação do Grammy, reconheceu o trabalho dos irmãos brasileiros na categoria global.
Com esta conquista, os irmãos passam a integrar o grupo de artistas brasileiros reconhecidos pelo Grammy. A categoria de Melhor Álbum de Música Global substituiu a antiga denominação “Melhor álbum de world music“, utilizada quando Caetano recebeu seu primeiro Grammy.
A conquista representou mais um marco para artistas brasileiros em premiações globais, celebrando a música do Brasil no cenário mundial.
Leia mais: Ivete leva 500 mil às ruas em estreia no Carnaval do Rio e homenageia Preta Gil
