Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal prendeu o ex-presidente do Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes, nesta terça-feira (03/02), por causa das relações irregulares do fundo estadual com o Banco Master.
Deivis tinha renunciado o cargo em 23 de janeiro após uma operação da PF para cumprir mandados de buscas em endereços ligados à diretoria do Rioprevidência. A investigação apura suspeitas de gestão fraudulenta, desvio de dinheiro e corrupção no fundo dos servidores do estado. Deivis, no entanto, não foi localizado porque tinha viajado aos Estados Unidos uma semana antes.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Na gestão de Deivis Marcon Antunes e dos outros dois ex-diretores, Eucherio Lerner Rodrigues e Pedro Pinheiro Guerra Leal, o fundo estadual investiu quase R$ 1 bilhão de em letras financeiras do Banco Master, títulos de investimento de alto risco que não têm cobertura do fundo garantidor de crédito. O Rioprevidência é responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões de 235 mil servidores públicos do estado.
Além do ex-presidente, a Polícia Federal saiu às ruas para cumprir outros dois mandados de prisão. Os alvos são considerados foragidos. Nove mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em endereços no Rio e Santa Catarina.
Leia mais: PF abre inquérito para apurar gestão fraudulenta no BRB
A PF informou que na ida no apartamento de Deivis Marcon, em 23 de janeiro, foi identificada movimentações suspeitas de retirada de documentos, manipulação de provas digitais, além da transferência de dois veículos de luxo para terceiros.
Deivis foi preso quando dirigia um carro alugado em Itatiaia, no Norte Fluminense. Após retornar dos Estados Unidos, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos e alugou um carro para seguir ao Rio de Janeiro até ser interceptado pela PRF.
Ele foi conduzido à sede da PF em Volta Redonda e depois será encaminhado à Superintendência no Rio de Janeiro, onde prestará depoimento. Depois, dará entrada no sistema prisional do estado.
