Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilComissão do Senado se reúne com Fachin e diretor...

Comissão do Senado se reúne com Fachin e diretor da PF para obter documentos sobre Master

Grupo liderado por Renan Calheiros busca acesso a informações sigilosas sobre fraudes na instituição financeira liquidada pelo BC

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal realizará encontros com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, nesta quarta-feira (11/02) para solicitar acesso a documentos relacionados às fraudes no Banco Master. A instituição financeira foi liquidada pelo Banco Central (BC) em novembro de 2025 após a descoberta de operações irregulares.

A subcomissão criada especificamente para investigar o caso é presidida pelo senador Renan Calheiros. Segundo comunicado oficial da CAE, Renan se reunirá primeiro com Andrei Rodrigues na quarta às 17h na sede da PF “para solicitar a colaboração e informações sobre a fraude do Banco Master”. Posteriormente, às 18h30, o grupo parlamentar terá um encontro institucional com Fachin.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Na semana passada, integrantes da comissão estiveram com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e com o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo. Durante esses encontros, Renan solicitou toda a documentação relacionada ao caso Master, incluindo materiais protegidos por sigilo.

Após a reunião com Galípolo, o presidente da CAE mencionou a possibilidade de pedir ao plenário do Senado a votação da quebra de sigilo dos dados protegidos. Participantes informaram que o presidente do BC explicou que o compartilhamento dos documentos depende de decisão do ministro Dias Toffoli, que impôs forte sigilo ao processo.

A CAE estabeleceu um cronograma que inclui audiências públicas temáticas, iniciando pela análise da liquidação extrajudicial do banco e a atuação do BC e da Comissão de Valores Mobiliários. O plano também prevê sessões específicas para discutir possíveis falhas nos mecanismos de supervisão e identificar gargalos regulatórios no sistema financeiro.

Renan Calheiros pretende ainda enviar perguntas por escrito ao presidente Lula sobre a reunião fora da agenda oficial com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Antes do encontro com Galípolo, Renan afirmou que o presidente do BC “precisa ajudar” a comissão a destrinchar o esquema fraudulento. O senador fez referência a um precedente histórico: “Um presidente do Banco Central já saiu do Congresso Nacional preso, o Chico Lopes. É evidente que nós não queremos que isso volte a acontecer, mas o presidente Galípolo, com quem temos o melhor relacionamento, precisa ajudar a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado a destrinchar o que houve.”

“Este ano é um ano eleitoral, nós não vamos ter muito tempo. É evidente que nós só vamos aprofundar a fiscalização e a investigação se nós tivermos as informações”, declarou.

Ao final dos trabalhos, a comissão deverá produzir um relatório com conclusões e recomendações que poderão originar propostas legislativas para fortalecer as regras de fiscalização e diminuir o risco de novos colapsos no sistema financeiro.

Uma das propostas em análise é a ampliação do escopo regulatório do Banco Central para incluir a supervisão de fundos, mecanismo que, conforme a investigação, o Master supostamente utilizava para encobrir operações fraudulentas.

Permanece indefinido se o STF autorizará o acesso aos documentos sigilosos e qual será a posição da PF sobre o compartilhamento de informações da investigação com o Senado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foliões invadem escola na Consolação e são agredidos por policiais militares; veja o vídeo 

Foliões invadem escola na Consolação e são agredidos por policiais militares; veja o vídeo 

Segundo SSP, foi necessária a intervenção policial, e as imagens estão sendo analisadas pela Polícia Militar
Manobrista fazia manutenção de piscina onde mulher morreu por intoxicação

Manobrista fazia manutenção de piscina onde mulher morreu por intoxicação

Juliana Faustino, de 27 anos, faleceu após aula de natação em academia da Zona Leste de São Paulo
Homem é visto lavando panela em sarjeta no centro de São Paulo; veja vídeo

Homem é visto lavando panela em sarjeta no centro de São Paulo; veja vídeo

O flagrante inusitado aconteceu no bairro do Brás, região central da capital paulista
Porta de carro abre e bebê cai no meio de avenida antes de veículo bater em poste em Sorocaba; assista

Porta de carro abre e bebê cai no meio de avenida antes de veículo bater em poste em Sorocaba; assista

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o carro faz a curva e a criança cai no asfalto