O Banco de Brasília (BRB) anunciou nesta segunda-feira (09/02) a renúncia de Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo ao cargo de diretor jurídico. De acordo com a instituição, a saída está prevista para o próximo sábado (14/02). O banco não informou os motivos da renúncia nem anunciou o substituto.
Veloso de Melo assumiu a direção jurídica em dezembro de 2024, após ter sido nomeado para completar o mandato 2022‑2024, e já integrava a governança do BRB como membro do Comitê de Auditoria. Pós-graduado em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, ele também atuou em órgãos como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Na mesma data, o BRB comunicou a posse de Ana Paula Teixeira como diretora-executiva de Controles e Riscos (DICOR). Teixeira tem experiência no Banco do Brasil, onde ocupou cargos de liderança em gestão de riscos, controles internos, segurança institucional e cibersegurança. Segundo o BRB, a nomeação reforça a governança corporativa, a integridade institucional e o compromisso com a gestão de riscos da instituição.
A mudança na diretoria ocorre em meio a episódios recentes que envolveram o BRB, como a tentativa de aquisição de ativos do Banco Master, reprovada pelo Banco Central, e investigada pela Polícia Federal por suposta fraude envolvendo carteiras de crédito sem valor real.
O BRB afirmou que mantém seu compromisso com ética, responsabilidade e transparência, e seguirá informando acionistas e o mercado sobre atos e fatos relevantes.
Leia mais: BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master
