Atualmente, a previdência já consome mais de 12% do PIB brasileiro. Sem novas reformas, o sistema não terá como arcar com os custos, e uma das hipóteses discutidas é que a idade para se aposentar suba drasticamente, podendo chegar aos 75 anos.
Diante desse cenário, não podemos depender apenas do governo. É essencial começar a investir o quanto antes. O objetivo deve ser buscar rentabilidade para fazer o seu dinheiro crescer e alavancar um patrimônio próprio, independentemente da contribuição obrigatória que os brasileiros fazem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Uma opção estratégica, hoje, é o Tesouro Renda+, focado em compor a aposentadoria complementar. Você escolhe uma data-alvo, como 2045, e contribui para garantir uma renda mensal adicional que te proteja da dependência exclusiva do INSS.
Vale lembrar que apenas 6% da população recebe o teto do INSS, enquanto a maioria sobrevive com apenas um ou dois salários. Como os custos na terceira idade são altos, a composição por meio de investimentos privados torna-se vital para a sobrevivência.
Minha missão como educadora é alertar: tenha cuidado e preste atenção no seu futuro agora. Construir esse “pé de meia” é a única forma de garantir dignidade e depender menos das decisões políticas sobre a previdência social lá na frente.
