Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilÁrea técnica da Aneel diz que Enel SP teve...

Área técnica da Aneel diz que Enel SP teve “desempenho insatisfatório” em dezembro

Análise faz parte do processo de intimação que pode resultar na caducidade do contrato e foi elaborada após pedido do diretor Gentil Nogueira

A área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classificou como “insatisfatória” a atuação da Enel São Paulo durante os eventos climáticos de dezembro de 2025.

A informação consta em parecer emitido nesta quarta-feira (11/2) e obtido com exclusividade pela TMC e pela Agência iNFRA.

O documento integra o processo que pode resultar na caducidade do contrato da concessionária responsável pela distribuição de energia na capital paulista e região metropolitana.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O documento técnico, elaborado a pedido do diretor Gentil Nogueira, responsável pela análise do caso, apontou “baixa produtividade” das equipes mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia aos consumidores afetados pelas tempestades.

A agência reguladora identificou um “elevado percentual de equipes que não atuam com frequência no atendimento a ocorrências emergenciais” nas ruas, além da redução do contingente de trabalhadores durante o período noturno.

A análise da ANEEL também detectou problemas logísticos, como falta de veículos de grande porte para atender à emergência. O parecer menciona “indícios de falhas ou falta de manutenção nas redes” elétricas da concessionária.

O apagão afetou milhares de consumidores na área de concessão da Enel em São Paulo. O restabelecimento completo do fornecimento de energia ocorreu aproximadamente seis dias após o início das tempestades.

Leia mais: Conta de luz deve subir acima da inflação em 2026, puxada por crise hídrica e encargos

Na avaliação dos técnicos da agência reguladora, a atuação operacional da Enel SP “indica fragilidades na capacidade de resposta” a eventos críticos. O parecer conclui que “embora o evento climático tenha apresentado dimensão relevante, as ações necessárias para a mitigação de seus efeitos eram, em grande medida, passíveis de gerenciamento”.

O processo seguirá em análise pelo diretor Gentil Nogueira, que mantém o caso sob vista para deliberação. O documento não detalha os próximos passos do processo administrativo contra a concessionária, além da possibilidade de caducidade do contrato já mencionada.

Resposta da Enel

Em nota, a Enel reitera que cumpriu integralmente os “critérios estabelecidos no Plano de Recuperação” e garantiu que colaborou de “maneira transparente” com a Aneel.

“A Enel São Paulo reforça que seguirá trabalhando para demonstrar, em todas as instâncias, que cumpriu integralmente com os critérios estabelecidos no Plano de Recuperação apresentado à Aneel em 2024 e no evento climático extremo que atingiu a concessão em dezembro de 2025. Ao longo de todas as fiscalizações, a empresa colaborou de maneira transparente com o regulador, apresentando dados técnicos que comprovam o cumprimento dos indicadores e as ações realizadas nos recentes eventos climáticos.”

A empresa afirma que atendeu às demandas da agência e que as melhorias “podem ser comprovadas”. “A distribuidora reduziu em 66% o percentual de clientes impactados com interrupções prolongadas de 2023 a 2025. Já o Tempo Médio de Atendimento a Emergências (TMAE) apresentou uma queda aproximada de 50% entre 2023 a 2025 (de 832 para 434 minutos)”, apontou a Enel.

Especificamente em relação aos eventos de dezembro, a empresa alegou que restabeleceu o serviço aos clientes de forma mais ágil do que em outubro de 2024, quando evento climático semelhante deixou milhares sem luz na capital paulista.

“Ao longo dos dias, inclusive nas primeiras 24 horas, a distribuidora mobilizou um número superior de equipes em relação aos parâmetros previstos nos planos de contingência e recuperação”, argumentou.

“A empresa reitera que o perfil do evento, com ventos intensos durante 12 horas, levou a interrupção sucessivas no fornecimento ao longo do dia. Ainda assim, de acordo com os dados consolidados, 84% dos clientes tiveram a energia restabelecida em até 24 horas e, em 48 horas, a recuperação chegou a 95%”, complementou a nota da Enel.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Vandalismo em posto

Trio em carro de luxo vandaliza posto de gasolina no DF; veja o vídeo

Câmeras de segurança registraram ação ocorrida na manhã de domingo, caso é investigado pela 11ª Delegacia de Polícia
Mulheres são arrastadas por enxurrada durante forte chuva em Minas Gerais; veja vídeo 

Mulheres são arrastadas por enxurrada durante forte chuva em Minas Gerais; veja vídeo 

Vítimas foram levadas pela força da água, em Montes Claros, nesta terça-feira (10/02) e foram resgatadas por homens que estavam em frente a uma mercearia
Análise técnica do TCU não vê irregularidades na liquidação do Master pelo BC, diz agência

Análise técnica do TCU não vê irregularidades na liquidação do Master pelo BC, diz agência

Ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso, chegou a sinalizar que poderia considerar medidas para impedir a venda de ativos durante a liquidação do Master
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Prefeito de SP confirma à TMC que quer Enel fora de São Paulo

Após parecer da Aneel apontar desempenho insatisfatório, gestão municipal contesta número de equipes e critica resposta aos apagões