Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDaniel Vorcaro depõe à Comissão de Assuntos Econômicos do...

Daniel Vorcaro depõe à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado após o Carnaval

Proprietário do banco Master prestará esclarecimentos no dia 24 de fevereiro em Brasília

O proprietário do banco Master, Daniel Vorcaro, vai prestar depoimento à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado no dia 24 de fevereiro. A oitiva acontecerá na sede do Senado Federal, em Brasília, logo após o período de Carnaval. O presidente da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), conseguiu autorização do ministro Dias Toffoli para realizar a audiência com o banqueiro. A informação é da colunista Daniela Lima, da TMC e do UOL.

A comissão senatorial conduz fiscalização sobre as supostas irregularidades envolvendo a instituição financeira. Esta será a primeira vez que Vorcaro falará publicamente para prestar esclarecimentos desde o início do escândalo relacionado ao seu banco.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O comparecimento de Vorcaro foi negociado diretamente entre o senador Renan Calheiros e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. Durante as tratativas, foram acertados até mesmo os detalhes logísticos para o transporte do banqueiro até a capital federal. Vorcaro está atualmente em São Paulo, e seus advogados já receberam notificação sobre a audiência.

A autorização para o depoimento foi concedida antes da divulgação, pelo portal UOL, de mensagens trocadas entre o ministro Toffoli e o banqueiro. Esses diálogos foram entregues pela Polícia Federal ao presidente do STF, Edson Fachin, e indicam uma relação mais próxima entre Toffoli e Vorcaro do que a admitida pelo magistrado.

Após a revelação das conversas, Toffoli divulgou nota afirmando nunca ter sido amigo do proprietário do banco Master. O ministro admitiu, porém, ter negociado a venda de um resort de sua família para um fundo ligado à gestora que está sob investigação no caso Master. A transação foi finalizada em fevereiro de 2025, alguns meses antes da primeira operação que teve o banco como alvo.

Ao falar sobre a importância da oitiva, o senador Renan Calheiros afirmou: “Precisamos conhecer não só as falhas do sistema financeiro como também os corruptos do sistema financeiro”.

A Comissão de Assuntos Econômicos poderá avançar em suas investigações sobre o caso a partir do depoimento. O banco Master tem sido alvo de investigações que causam repercussão no sistema financeiro nacional.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tribunal italiano conclui audiência sobre extradição de Zambelli

Tribunal italiano conclui audiência sobre extradição de Zambelli

A Corte Roma encerrou a fase de audiência no julgamento sobre a extradição de Carla Zambelli. O tribunal deverá agora se reunir para deliberar uma sentença.
Procurador do MP-SP vê “risco de conflito de interesse” em caso Master/Toffoli

Procurador do MP-SP vê “risco de conflito de interesse” em caso Master/Toffoli

Manter ministro Dias Toffoli como relator do caso ameaça credibilidade do STF, diz Roberto Livianu
TSE rejeita por unanimidade pedido de cassação do senador Jorge Seif

TSE rejeita por unanimidade pedido de cassação do senador Jorge Seif

Tribunal mantém mandato do parlamentar do PL após concluir que não existem provas suficientes para comprovar abuso de poder econômico na campanha de 2022
Conheça o resort de luxo em construção que teve os irmãos Toffoli como sócios

Conheça o resort de luxo em construção que teve os irmãos Toffoli como sócios

Empreendimento de alto padrão está em construção no município de São Pedro do Paraná (PR), em região conhecida como "Miami do Paraná" ou "Dubai do Sul"