Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueFachin convoca ministros do STF, mas Toffoli resiste em...

Fachin convoca ministros do STF, mas Toffoli resiste em deixar relatoria do caso Master

Presidente do STF encaminha relatório à PGR; ministro nega vínculo com banqueiro e diz que não deixará o caso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, convocou para esta quinta-feira (12/02) uma reunião com os ministros da Corte para discutir os desdobramentos do caso envolvendo o Banco Master, após a Polícia Federal (PF) apresentar relatório com menções ao ministro Dias Toffoli.

O encontro foi marcado para que Fachin dê ciência aos colegas sobre o conteúdo do relatório da PF e sobre a manifestação encaminhada por Toffoli à presidência do tribunal. No documento, o ministro nega haver motivos para sua suspeição e afirma que não mantém relação pessoal ou de proximidade com o banqueiro Daniel Vorcaro, ligado ao Banco Master.

Relatório da PF e envio à PGR

Segundo informações públicas, a PF apontou ter encontrado no celular de Vorcaro mensagens que citam Toffoli e referências a pagamentos feitos à empresa Maridt, da qual o ministro é sócio.

A resposta de Toffoli foi encaminhada por Fachin, junto com a íntegra do relatório da PF, à Procuradoria-Geral da República (PGR), para análise e eventual parecer.

Nos bastidores do STF, a avaliação é de que o episódio ampliou a pressão sobre o ministro e intensificou a crise institucional relacionada ao caso.

Defesa de Toffoli

Em nota divulgada por seu gabinete, Toffoli afirmou que a PF faz “ilações” e reiterou que não é amigo nem recebeu valores de Vorcaro ou de seu cunhado, Fabiano Zettel. O ministro confirmou ser sócio da Maridt, empresa familiar de capital fechado administrada por parentes, e destacou que sua participação está amparada pela Lei Orgânica da Magistratura, que permite a magistrados integrar quadro societário, desde que não exerçam função de gestão.

Segundo a manifestação, a Maridt integrou o grupo do resort Tayayá Ribeirão Claro até 21/02/2025. A saída ocorreu por meio de duas operações: venda de cotas ao Fundo Arllen, em 27/09/2021, e alienação do saldo remanescente à PHD Holding, em 21/02/2025.

Toffoli também declarou que não pretende deixar a relatoria do caso relacionado ao Banco Master no STF. De acordo com o ministro, a ação envolvendo a compra do banco pelo BRB foi distribuída a ele em 28/11/2025, quando a Maridt já não integrava mais o grupo Tayayá.

Paralelamente, o ministro determinou que a PF envie à Corte a íntegra da perícia realizada nos celulares e demais mídias apreendidas no âmbito da investigação.

Possível decisão de Fachin

A tendência é que Fachin analise de forma individual (decisão monocrática) eventual pedido de suspeição, restrito à questão técnica sobre legitimidade, sem examinar o mérito das relações mencionadas no relatório.

A reunião ocorre no mesmo dia em que estava previsto um almoço de confraternização entre os ministros para discutir a proposta de um código de conduta interno — evento que foi cancelado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

Ministros afastam suspeição e validam atos já praticados no processo
Esta é um close-up do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, em um ambiente formal, provavelmente durante uma sessão plenária ou julgamento.

Toffoli abandona relatoria do caso banco Master após PF encontrar seu nome em celular de banqueiro

Ministro deixou processo no STF após reunião com outros nove magistrados da Corte, convocada para discutir relatório policial que apontava possíveis vínculos entre ele e Daniel Vorcaro
Tribunal italiano conclui audiência sobre extradição de Zambelli

Tribunal italiano conclui audiência sobre extradição de Zambelli

A Corte Roma encerrou a fase de audiência no julgamento sobre a extradição de Carla Zambelli. O tribunal deverá agora se reunir para deliberar uma sentença.
Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master

Daniel Vorcaro depõe à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado após o Carnaval

Proprietário do banco Master prestará esclarecimentos no dia 24 de fevereiro em Brasília