Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaBancos e Bolsa suspendem atendimento presencial durante o Carnaval

Bancos e Bolsa suspendem atendimento presencial durante o Carnaval

Interrupção dos serviços acontece até às 12h da Quarta de Cinzas; Pix continua funcionando normalmente

As instituições financeiras e a bolsa de valores brasileira suspendem suas operações presenciais durante o Carnaval 2026. Os bancos não funcionarão nesta segunda-feira (16/02) e terça-feira (17/02) em todo o país. O atendimento nas agências bancárias será retomado somente na Quarta-feira de Cinzas (18/02), a partir das 12h, conforme o horário de Brasília.

Nas cidades onde o expediente bancário normalmente termina antes das 15h, a abertura na quarta-feira será antecipada para garantir o período mínimo de três horas de atendimento ao público.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Durante o feriado carnavalesco, os clientes poderão utilizar normalmente os canais digitais e caixas eletrônicos para realizar a maioria das operações bancárias. O serviço Pix continuará funcionando sem interrupções, diferentemente da compensação bancária e das operações de Transferência Eletrônica Disponível (TED), que ficarão suspensas.

As contas de consumo como água, energia e telefone, além de carnês com vencimento nos dias 16 ou 17 de fevereiro, poderão ser pagas na quarta-feira (18/02) sem a incidência de multas.

Para impostos e tributos com vencimento durante o Carnaval, a recomendação é diferente. Nesses casos, o pagamento deve ser antecipado para evitar encargos adicionais.

A bolsa de valores brasileira (B3) também não terá negociações nesta segunda e terça-feira de Carnaval. As operações nos mercados de renda variável, que incluem ações, fundos imobiliários, ETFs e outros ativos, estarão suspensas durante o feriado.

Leia mais: Banco Central identifica vazamento de dados de chaves Pix no Agibank

Na Quarta-feira de Cinzas (18/02), a B3 retomará suas atividades com horário especial. Para os mercados de renda variável, a sessão contínua de negociação ocorrerá das 13h às 17h55, com pré-abertura iniciando às 12h45 e call de fechamento das 17h55 às 18h.

Os derivativos financeiros e de commodities terão sessão de negociação a partir das 13h, com pré-abertura às 12h55. Já o mercado de balcão organizado funcionará das 13h às 17h55, também com pré-abertura às 12h45 e call de fechamento para todos os ativos das 17h55 às 18h.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Banco Central identifica vazamento de dados de chaves Pix no Agibank

Banco Central identifica vazamento de dados de chaves Pix no Agibank

O Banco Central do Brasil (BC) identificou um incidente de segurança que expôs dados cadastrais de chaves Pix sob...
Calote de R$ 3,6 bilhões eleva inadimplência do Banco do Brasil para 5,17% no trimestre

Calote de R$ 3,6 bilhões eleva inadimplência do Banco do Brasil para 5,17% no trimestre

Empresa do segmento atacado deixou de pagar valor bilionário ao BB no quarto trimestre de 2025
Trump planeja reverter algumas tarifas sobre produtos de aço e alumínio, diz jornal

Trump planeja reverter algumas tarifas sobre produtos de aço e alumínio, diz jornal

Autoridades do Departamento de Comércio e do escritório do representante comercial dos EUA acreditam que as tarifas estão prejudicando os consumidores
Mundo rico deve temer “brasileirização” de suas economias, diz The Economist

Mundo rico deve temer “brasileirização” de suas economias, diz The Economist

O fenômeno descrito pela publicação britânica é caracterizado por complicações na gestão da dívida pública por conta de juros elevados