Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoLagarde planeja deixar Banco Central Europeu antes do fim...

Lagarde planeja deixar Banco Central Europeu antes do fim do mandato

Presidente do BCE pretende sair antes das eleições francesas de 2027 para permitir que Macron participe da indicação do próximo líder da instituição

Christine Lagarde pretende deixar a presidência do Banco Central Europeu (BCE) antes do término oficial de seu mandato em outubro de 2027. A informação foi confirmada por uma fonte próxima a Lagarde. A atual presidente da instituição monetária europeia, que assumiu o cargo em novembro de 2019, planeja antecipar sua saída para antes das eleições presidenciais francesas de abril de 2027.

A decisão visa permitir que o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Friedrich Merz possam escolher conjuntamente seu sucessor à frente da principal instituição monetária da zona do euro. Segundo informações obtidas pelo Financial Times, Macron deseja há meses participar ativamente da escolha do próximo presidente do BCE.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Esta movimentação segue estratégia semelhante à adotada pelo presidente do banco central francês, François Villeroy de Galhau, que anunciou este mês que deixará o cargo em junho, antecipando em 18 meses o fim previsto de seu mandato. Villeroy justificou sua decisão com planos de trabalhar em uma instituição de caridade, mas analistas apontam que a medida abre caminho para Macron fazer uma nova indicação.

A nomeação de Lagarde para o BCE em 2019 resultou de um acordo entre Macron e a então chanceler alemã Angela Merkel, após sua saída do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O contexto político francês para 2027 mostra Marine Le Pen, líder do partido Rassemblement National, liderando consistentemente as pesquisas eleitorais, com alta probabilidade de chegar ao segundo turno. Tanto Le Pen quanto Jordan Bardella, possível substituto caso ela seja impedida por sua condenação por desvio de fundos do Parlamento Europeu, mantêm posições eurocéticas que poderiam afetar as relações com instituições europeias.

Gestão marcada por crises econômicas

Durante o período de Lagarde à frente do BCE, sediado em Frankfurt, a instituição enfrentou desafios significativos na política monetária europeia. O banco central elevou as taxas de juros de -0,5% para 4% em pouco mais de um ano, respondendo à inflação que alcançou aproximadamente 11% no final de 2022. A partir de meados de 2024, a instituição reduziu os custos de empréstimos para 2%, quando a inflação recuou para a meta de médio prazo de 2%.

O BCE, por meio de comunicado oficial, afirmou que “A presidente Lagarde está totalmente focada em sua missão e não tomou nenhuma decisão sobre o fim de seu mandato”.

Leia mais: Espanha registra aumento de nascimentos pela primeira vez em mais de uma década

A estratégia de Macron inclui assegurar influência em posições estratégicas antes do término de seu mandato presidencial. Economistas consultados pelo Financial Times em dezembro indicaram Pablo Hernández de Cos, ex-presidente do banco central espanhol, e Klaas Knot, presidente do banco central holandês, como principais candidatos à sucessão de Lagarde.

Em entrevista à Bloomberg TV no mês passado, Lagarde comentou: “Ficarei em Frankfurt por cinco anos. E naquele momento Macron disse: ‘Não, por oito anos'”. Em junho, na sede do BCE, ela declarou a repórteres: “Lamento informar que vocês não vão se livrar de mim tão cedo”. Um porta-voz do BCE também enfatizou anteriormente que Lagarde “está determinada a completar seu mandato [de oito anos]”, após rumores sobre uma possível saída antecipada para assumir a liderança do Fórum Econômico Mundial.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Donald Trump gesticula enquanto faz discurso

Trump vai realizar reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca

Estados-membros teriam se comprometido a doar mais de 5 bilhões de dólares para reconstrução e esforços humanitários na Palestina
Carro voa para dentro de casa nos EUA

Carro em alta velocidade voa e abre buraco em casa nos Estados Unidos; assista

Motorista dirigia picape em alta velocidade e se envolveu em acidente contra residência em Tigard, no estado de Oregon
O falecido criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein

França abre investigações sobre Epstein por tráfico humano e fraude fiscal

A França abriu investigações abrangentes sobre tráfico humano e fraude financeira entre os contatos do falecido criminoso sexual norte-americano...
Negociações de paz sobre Ucrânia terminam após Zelensky afirmar que Rússia está protelando

Negociações de paz sobre Ucrânia terminam após Zelensky afirmar que Rússia está protelando

O principal negociador da Rússia, o ex-ministro da Cultura Vladimir Medinsky, disse aos repórteres que novas negociações seriam realizadas em breve, sem especificar uma data