A escola de samba União de Maricá venceu a Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. Durante a apuração das notas, nesta quinta-feira (19/2), a agremiação superou outras 14 concorrentes e conquistou o direito de desfilar no Grupo Especial em 2027.
As escolas Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Jacarezinho foram rebaixadas para a série prata.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A União de Maricá apresentou na Sapucaí o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”. O tema abordou a força, a beleza e a resistência das mulheres negras. A apresentação foi julgada por 36 avaliadores, divididos em nove quesitos.
Três escolas receberam penalizações por tempo
A campeã União de Maricá sofreu desconto de 0,2 ponto por exceder em 2 minutos o tempo regulamentar de desfile. O Unidos do Jacarezinho perdeu 0,2 ponto pela mesma razão, encerrando sua apresentação com 57 minutos, 2 a mais que o permitido.
A escola também recebeu outra punição de 0,6 ponto devido a problemas nas fantasias das baianas. O Unidos de Bangu teve redução de 0,1 ponto por ultrapassar 1 minuto o limite permitido.
Quinze agremiações disputaram o título
A competição reuniu União de Maricá, Unidos do Jacarezinho, Inocentes de Belford Roxo, União do Parque Acari, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel, União da Ilha do Governador, Acadêmicos de Vigário Geral, Botafogo Samba Clube, Em Cima da Hora, Arranco do Engenho de Dentro, Império Serrano, Estácio de Sá, Porto da Pedra e Unidos da Ponte.
Os desfiles ocorreram na Sapucaí, espaço tradicional das apresentações das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Duas escolas caem para a Série Prata
As escolas de samba Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Jacarezinho foram rebaixadas para a Série Prata. As duas agremiações disputarão a terceira divisão do Carnaval carioca em 2027, na Intendente Magalhães.
Depois de doze anos fora da Marquês de Sapucaí, a Jacarezinho desfilou com o enredo “O ar que se respira inspira novos tempos”, uma homenagem ao cantor e compositor Xande de Pilares. A escola desfilou com muitos problemas, como alas inteiras sem fantasias, alegorias simples e no forro.
Diretores alegaram que os 2 incêndios pelos quais a agremiação passou, um deles no início do mês, comprometeram todo o carnaval de 2026. No incêndio do dia 5/2, as chamas atingiram três salas utilizadas para guardar fantasias.
Já a Inocentes apresentou o enredo “O Sonho de um tal Pagode Russo nos Frevos do meu Pernambuco”, no qual explorou temas como a literatura de cordel e a xilogravura. A escola teve falhas de acabamento em parte das fantasias e também espaço entre alas em pelo menos um momento.
Leia mais: Veja as 6 escolas que voltam à Sapucaí para Desfile das Campeãs no sábado
