Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteLuis Enrique se recusa a comentar caso de racismo...

Luis Enrique se recusa a comentar caso de racismo contra Vinicius Júnior

Perguntado sobre o assunto em coletiva, técnico do PSG afirmou apenas que não tem "nada importante" a dizer

O técnico espanhol Luis Enrique, do PSG, falou em entrevista coletiva que não tem “nada importante a dizer” sobre o caso envolvendo Vinicius Júnior, do Real Madrid, e Gianluca Prestianni, do Benfica. O atacante brasileiro acusou, durante a partida entre os dois clubes pela Champions League, o argentino de atacá-lo com insultos racistas.

A jornalista Clara Albuquerque, correspondente da TNT Sports em Paris, perguntou durante a coletiva se Luis Enrique ou algum outro integrante do PSG havia abordado o assunto de alguma forma internamente, visto que ele “pautou a semana” no futebol europeu. Após a pergunta, o treinador, visivelmente incomodado, deu de ombros, permaneceu em silêncio por alguns segundos e respirou fundo em tom exasperado antes de responder.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

“O que eu posso dizer sobre esse assunto… não é nada importante”, disse Luis Enrique.

A fala do técnico viralizou nas redes sociais, com muitos entendendo que Luis Enrique estava minimizando o caso ou até mesmo inferindo – de forma equivocada – que ele havia dito que o racismo no esporte, de forma geral, não é um assunto importante.

Clara Albuquerque se manifestou em suas redes sociais sobre o tema, publicando o trecho em questão da coletiva e adicionando que discorda do treinador sobre a suposta “desimportância” da sua opinião.

“Luis Enrique entende que o que tem a dizer sobre o caso de racismo sofrido por Vini Jr. não é importante”, recapitula a jornalista na publicação. “Discordo. Não foi à toa que perguntei. O que um dos melhores técnicos da atualidade, num clube como o PSG, com o holofote que isso traz, tem a dizer sobre o tema importa sim”, completou.

O Paris Saint-Germain – principalmente em tempos recentes – conta com um elenco etnicamente diverso, do qual fazem parte múltiplos jogadores negros de nacionalidades distintas; como é o caso de Ousmane Dembélé, Désiré Doué, Marquinhos ou Willian Pacho, por exemplo.

Histórico de silêncio em casos envolvendo racismo

Com a nova declaração do treinador espanhol em evidência, internautas não perderam tempo em “ressuscitar” um incidente similar que ocorreu quando Luis Enrique era técnico do Barcelona, em 2016. Na ocasião, o atleta Neymar havia sido vítima de cantos racistas vindos da torcida do Espanyol, rival da equipe grená, em partida que acabou em 0x0.

Leia mais: Filipe Luís é criticado por “relativizar” caso de racismo e é comparado com Kompany

Em coletiva após a partida, Luis não quis falar sobre o caso, mesmo com a repercussão dentro e fora de campo. O treinador disse que “apenas o que acontece no campo” o interessava, e que “se começo a dar opiniões, sou atacado de todos os lados – até quando não opino, sou atacado por todos os lados”.

A UEFA apura o incidente envolvendo Vinicius Júnior e Prestianni. O atleta e o Benfica negam as acusações. Imagens de torcedores do Benfica imitando macacos quando Vini se aproximava durante o jogo também estão sob análise.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Áudios ligam presidente do Conselho do São Paulo a esquema de venda de ingressos

Áudios ligam presidente do Conselho do São Paulo a esquema de venda de ingressos

Gravações mostram sobrinho do dirigente comercializando bilhetes do camarote térreo usando nome de Olten Ayres
Thomas Lisboa, que estourou idade para atuar na base do Corinthians, assinou com o JK Tammeka, da Estônia

Volante testado por Dorival Júnior deixa o Corinthians

Thomas Lisboa vinha sendo observado por Dorival Júnior em treinamentos, porém não foi aproveitado após estourar idade para atuar na base do Corinthians
Edenilson é apresentado no Botafogo e minimiza crise financeira do clube carioca

Edenilson é apresentado no Botafogo e minimiza crise financeira do clube carioca

Jogador de 36 anos rescindiu contrato com o Grêmio e é a quarta contratação alvinegra na atual janela de transferências
O Corinthians oficializou o meia marroquino Zakaria Labyad até o fim de 2026

Corinthians anuncia contratação de meia marroquino de 33 anos

Zakaria Labyad estava livre no mercado desde a virada do ano, quando deixou o futebol chinês