A concessionária Nova 381 decidiu antecipar o início das obras de duplicação em um segmento de seis quilômetros da BR-381, no município de Antônio Dias.
Inicialmente previstas para 2027, as intervenções devem começar em abril e contemplam trabalhos em 12 encostas para permitir a ampliação da pista. A previsão de conclusão é fevereiro de 2028.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A concessionária completou um ano à frente da administração do trecho de 303 quilômetros entre Governador Valadares e Belo Horizonte. Já os 28 quilômetros situados na região metropolitana da capital mineira permanecem sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
De acordo com a empresa, a antecipação tem como objetivo mitigar, de forma preventiva, os desafios geológicos característicos da área e minimizar os impactos no fluxo de veículos durante a execução das obras.
Em 2025, a concessionária afirma ter destinado mais de R$ 350 milhões a ações de recuperação de pavimento, reforço de pontes, melhorias na drenagem e na sinalização. Também foram implementadas cobertura 4G ao longo do trecho e o sistema de pedágio eletrônico free flow.
Leia mais: Armadores de cabotagem pedem mudanças em portaria sobre navios sustentáveis
Além disso, tiveram início a instalação de 68 radares e a operação do Serviço de Atendimento ao Usuário, que contabilizou mais de 10 mil ocorrências no segundo semestre do ano passado.
