Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoMotosserra arrasa oposição na Argentina com vitória do partido...

Motosserra arrasa oposição na Argentina com vitória do partido de Milei com 40%

Em discurso após a eleição, o presidente argentino comemorou o resultado e previu, a partir de 10 de dezembro, que o congresso argentino será o mais reformista

A Liberdade Avança, partido do presidente da Argentina, Javier Milei, obteve uma vitória nas eleições de meio de mandato, no último domingo (26), praticamente, empatando com a oposição peronista na importante província de Buenos Aires.

Analistas disseram, antes da eleição, que ganhar mais de 35% do total de votos seria positivo para o governo de Milei. Na prática, o resultado, provavelmente, daria ao partido governista e a aliados assentos suficientes no parlamento para impedir que a oposição derrube vetos presidenciais.

Leia mais: Eleição na Argentina vira “teste de fidelidade” com Trump e com o povo

Em discurso após a eleição, o presidente argentino comemorou o resultado e previu, a partir de 10 de dezembro, que o congresso do país será o mais reformista, o que pode facilitar a aprovação de medidas econômicas mais austeras.

“Passamos de 37 para 101 deputados e de 6 para 20 senadores. A partir de 10 de dezembro, teremos o Congresso mais reformista da história da Argentina”, considerou Milei. 

Dados da Câmara Nacional Eleitoral da Argentina apontam que a Liberdade Avança conquistou mais de 40% dos votos nas disputas pela Câmara, enquanto a Força Pátria obteve 24% (ou 31%, se considerados os partidos aliados).

Notícias que importam para você

Opositora de Nicolás Maduro viajará à Noruega para receber Nobel da Paz

Opositora de Nicolás Maduro viajará à Noruega para receber Nobel da Paz

María Corina Machado confirmou presença na cerimônia em Oslo mesmo após regime de Maduro advertir que a considerará "foragida" se deixar o país
Prédio residencial totalmente destruído, com paredes colapsadas e escombros espalhados por toda a área; várias pessoas caminham e observam os destroços em meio às ruínas, em um cenário cinzento e devastado.

Rússia ataca infraestrutura da Ucrânia e provoca apagões em 8 regiões

Odessa, Kiev e outras regiões enfrentam cortes de energia e água; Drones e mísseis atingem usinas, ferrovias e portos ucranianos
Donald Trump sentado à sua mesa na Casa Branca e sorrindo

ONGs brasileiras que atendem refugiados perdem financiamento dos EUA

Funcionários trabalham sem salários após cortes orçamentários da administração Trump. Acnur sofre redução de 25% no orçamento global, afetando 270 mil pessoas no Brasil