Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilTroca de fralda, mãe de bebê reborn e mais:...

Troca de fralda, mãe de bebê reborn e mais: como justiça trabalhista ficou superlotada?

Segundo dados da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário aumento é de 70%


Segundo dados da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário, em 2020 mais de 3.283.900 processos foram julgados na justiça trabalhista, contra 5.601.411 de 2024. Isso representa um aumento de quase 70% em apenas quatro anos, sendo muito desses casos considerados como “motivos torpes”.

Um dos acontecimentos mais emblemáticos da história recente do judiciário aconteceu em Salvador. Uma mulher pediu indenização alegando que a empresa em que trabalhava não permitiu que ela tirasse “licença maternidade” para cuidar de um bebê reborn.

Outra ocorrência que chama a atenção é do monitor de uma creche que exigiu indenização por “insalubridade” alegando ser obrigado a trocar fraldas e ensinar crianças a usar o vaso sanitário.

Teve também os casos de um funcionário que processou a empresa por “não ter lhe dado parabéns” no dia do aniversário, e até o ingresso de uma companhia contra uma colaboradora por “peidar de mais”.

O relatório Geral da Justiça do Trabalho apontou também que os valores pagos aos ingressantes das ações superou os R$ 50 bilhões no ano passado. Entre as maiores demandas das novas ações estão o comércio (13%), a indústira (20,6%) e os serviços diversos (27,9%).

(Matéria em atualização)

Notícias que importam para você

Corpo de corretora desaparecida é encontrado após um mês em Goiás; síndico e filho são presos

Corpo de corretora desaparecida é encontrado após um mês em Goiás; síndico e filho são presos

Daiane Alves de Souza, de 43 anos, estava sumida desde 17 de dezembro de 2025 e tinha histórico de conflitos com o principal suspeito, que já havia sido denunciado por stalking
Anvisa discute regras para a produção de cannabis no país

Anvisa discute regras para a produção de cannabis no país

Cinco estados brasileiros já têm leis que autorizam cultivo medicinal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Prejuízo do BRB com Master pode superar R$ 2,6 bilhões após análise do BC

Banco Central identificou que fundos transferidos como compensação contêm créditos inadimplentes, ações desvalorizadas e empreendimentos imobiliários ligados à família do controlador do Master