Uma mensagem manuscrita no vestiário do SoFi Stadium, em Los Angeles, resumiu o sentimento do Irã após o empate por 0 a 0 com a Bélgica, no domingo (21/06), pela Copa do Mundo 2026. O texto agradecia a cidade pela hospitalidade e enfatizava que a seleção deixaria os Estados Unidos de cabeça erguida.
A seleção iraniana fez seus dois primeiros jogos neste Mundial no mesmo estádio localizado na Califórnia. O último jogo na fase de grupos, contra o Egito, no sábado, será disputado em Seattle, também em solo americano.
“Da antiga Pérsia de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e firme”, iniciava a mensagem. “Viemos a Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade. Obrigado, Los Angeles, pela hospitalidade.”
“E obrigado a cada iraniano que entregou seu coração, sua voz e sua alma pelo Irã ao longo destes 180 minutos. Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações.”
Reclamação à Fifa
O tom poético, porém, não escondeu a insatisfação com a organização. A Federação de futebol do Irã pretendia protocolar uma reclamação formal à Fifa por causa dos planos de viagem impostos à delegação.
Copa Para Você! Fique por dentro de tudo sobre a Copa do Mundo 2026 na TMC
O problema: a base iraniana na Copa fica em Tijuana, no México. A equipe desembarcou nos Estados Unidos apenas na noite de sábado. O jogo contra a Bélgica foi marcado para o meio-dia de domingo, horário local. E a delegação deveria cruzar a fronteira de volta ainda na noite do mesmo dia.
O Irã soma dois empates em dois jogos no Grupo G, contra Nova Zelândia e contra a Bélgica. A classificação às oitavas de final depende do resultado da última rodada.
Leia mais: Zagueiro da Alemanha sofre grave lesão no tornozelo e está fora do restante da Copa




