Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteGalo deixa Libra e retornará à Liga Forte União...

Galo deixa Libra e retornará à Liga Forte União em 2030

Clube mineiro vai cumprir o contrato vigente com a Libra até 2029

O Atlético-MG anunciou nesta terça (28/10) que vai deixar a Libra e voltar a fazer parte da Liga Forte União. No comunicado, o clube mineiro esclarece que vai negociar parte dos direitos econômicos referentes ao Campeonato Brasileiro com a Sports Media Entertainment – sem especificar o percentual exato.

A nota oficial do clube alvinegro ainda afirma que tomou a decisão pensando em “somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada”. O movimento do Galo acontece após um imbróglio com o Flamengo pelos repasses da venda dos direitos de transmissão.

Com o retorno do Galo, que foi integrante do bloco até 2023, a LFU passa a contar com 34 membros. Neste ano, o Vitória também havia deixado a Libra para se juntar à Liga.

O Galo também informou que vai cumprir o atual contrato com a Libra, vigente até o fim de 2029.

Confira a nota na íntegra:

O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.

Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas. O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.

O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.

A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional. Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.

Estruturada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.

O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.

O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.

A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias.

Notícias que importam para você

McLaren volta ao topo da F1 com título mundial de Norris em Abu Dhabi

McLaren volta ao topo da F1 com título mundial de Norris em Abu Dhabi

Piloto inglês garante campeonato com terceiro lugar na corrida vencida por Verstappen; Equipe britânica não conquistava título desde Hamilton em 2008
Lewis Hamilton alerta sobre ambiente que Hadjar enfrentará na Red Bull

Lewis Hamilton alerta sobre ambiente que Hadjar enfrentará na Red Bull

Piloto da Ferrari expressa inquietação sobre futuro do jovem de 21 anos que foi anunciado como companheiro de Verstappen a partir de 2026 na equipe principal
Brasil vence a primeira Copa do Mundo de futsal feminino, em 2025

Brasil derrota Portugal e é campeão mundial de futsal feminino

Seleção vence por 3 a 0 na final disputada nas Filipinas e encerra torneio com seis vitórias consecutivas. Amandinha termina como artilheira da competição.