Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMoraes conduz audiência com Castro sobre megaoperação que matou...

Moraes conduz audiência com Castro sobre megaoperação que matou 121 no Rio de Janeiro

No encontro, o governador Cláudio Castro deve apresentar os 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro sobre a operação no Alemão e Penha

O caso da megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, foi parar nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal (STF). Nesta segunda-feira (03/11), o magistrado conduz uma audiência com o governador Cláudio Castro.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também foi convocado por Moraes para uma reunião após encontro com Castro. Também serão ouvidas autoridades da Justiça e da Defensoria Pública do estado.

A reunião com Castro está prevista para as 11h. Durante o encontro, o governador deve apresentar os 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro sobre a operação.

Moraes é relator temporário da chamada “ADPF das Favelas”, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. O STF quer saber se houve descumprimento da legislação durante a megaoperação policial.

Leia mais: Mais de 80% dos moradores de favelas do Rio apoiam megaoperação, segundo pesquisa

Com a ADPF, o Supremo estabeleceu limites para as polícias do Rio de Janeiro realizarem operações em favelas, exatamente por causa do número grande de mortes violentas que foram registradas em ações anteriores.

O encontro com o governador deve acontecer no Centro Integrado de Comando e Controle, na Cidade da Polícia, onde, segundo Castro, toda a operação foi monitorada a partir das câmeras corporais instaladas nas fardas dos policiais e por imagens de drones.

Com informações da Agência Brasil

Notícias que importam para você

Calvin Harris

Nunes reorganiza festas na Consolação após tumulto em bloco de Calvin Harris

Prefeito de São Paulo anuncia proibição de paradas dos trios elétricos e remoção de tapumes na Praça Roosevelt para facilitar escoamento do público
Pescador é resgatado após naufrágio

Criança morre e sete pessoas desaparecem após naufrágio de lancha em Manaus

Embarcação transportava passageiros entre municípios amazonenses quando acidente ocorreu; 71 pessoas foram resgatadas e encaminhadas ao Porto da Ceasa
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias