Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilDino vota contra lei que proíbe mototáxi em SP...

Dino vota contra lei que proíbe mototáxi em SP e pede direitos básicos aos trabalhadores

Ministro acompanha Moraes e defende direitos básicos para mototaxistas em plataformas digitais

O ministro do STF Flávio Dino acompanhou o voto de Alexandre de Moraes na liminar que suspende a lei estadual 18.156/2025, que proíbe o serviço de mototáxi em São Paulo. Para os ministros, a legislação invade competência da União e impõe barreiras ao exercício de atividade econômica ao exigir que os municípios autorizem o funcionamento do serviço por conta própria.

Apesar do voto favorável à suspensão da lei, Dino direcionou duras críticas às empresas de tecnologia que operam os serviços de transporte. Em seu voto, comparou parte delas a “senhores de escravos do século 18”, afirmando que muitas lucram com o trabalho alheio em um regime sem garantias mínimas.

O ministro cobrou direitos básicos aos mototaxistas, citando férias, repouso semanal remunerado, seguro contra acidentes, aposentadoria, licença maternidade e paternidade. Para Dino, trabalhadores que, mesmo com modelos híbridos, atuam de forma subordinada às plataformas devem ter proteção trabalhista.

Ele também alertou para riscos de segurança causados pela precarização e pelo cansaço dos motociclistas, sobretudo em grandes cidades. Dino criticou a chamada “gamificação do trabalho”, afirmando que:

“seres humanos não são personagens de videogame, com múltiplas vidas, a serem exploradas ao máximo e descartadas como um produto de consumo qualquer”

Notícias que importam para você

Deputada Thainara Faria leva pauta do HIV/Aids à Alesp nesta terça

Deputada Thainara Faria leva pauta do HIV/Aids à Alesp nesta terça

Cerimônia do Dia Mundial de Conscientização contará com homenagem a ativista Harley Henriques e programação cultural e política.
Mega-Sena sorteia R$ 27 milhões nesta terça-feira na Paulista

Mega-Sena sorteia R$ 27 milhões nesta terça-feira na Paulista

Concurso 2.945 tem prêmio acumulado e transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook da Caixa.
Vunesp já possui resultados da primeira fase

Vunesp 2026: resultado da 1ª fase já está disponível

A próxima etapa do processo seletivo inclui duas provas que devem acontecer em dezembro