Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoCasa Branca diz que comitê do Nobel coloca "política...

Casa Branca diz que comitê do Nobel coloca “política acima da paz”

O Comitê Norueguês do Nobel concedeu o prêmio anual à venezuelana María Corina Machado

A Casa Branca criticou na sexta-feira a decisão do comitê do Prêmio Nobel de conceder o prêmio da paz a uma líder da oposição venezuelana em vez do presidente dos EUA, Donald Trump.

“O presidente Trump continuará fazendo acordos de paz, acabando com guerras e salvando vidas. Ele tem o coração de um humanitário, e nunca haverá ninguém como ele, que pode mover montanhas com a força de sua vontade”, disse o porta-voz da Casa Branca Steven Cheung em um post no X.

“O comitê do Nobel provou que eles colocam a política acima da paz.”

O Comitê Norueguês do Nobel concedeu o prêmio anual à venezuelana María Corina Machado, citando os “corajosos defensores da liberdade que se levantam e resistem” à liderança autoritária.

Trump fez uma campanha agressiva pelo prêmio e, nesta semana, anunciou um cessar-fogo e um acordo de reféns para acabar com a guerra em Gaza.

O presidente republicano ainda não comentou a decisão do Nobel, mas postou três vídeos em sua conta Truth Social na manhã de sexta-feira, com apoiadores comemorando o acordo de Gaza.

Reuters – tradução da Redação São Paulo

Notícias que importam para você

Fotomontagem mostra dois quadros. Em um deles, Trump aparece ao lado de Jeffrey Epstein. No outro, em uma foto em preto e branco, Trump está entre mulheres.

Trump aparece com Epstein e entre mulheres em novas fotos divulgadas por democratas

Além de Trump, as imagens mostram o ex-presidente Bill Clinton, Steve Bannon, grande aliado de Trump, o empresário Bill Gates
Charles III anuncia possível redução de tratamento contra câncer em 2026

Charles III anuncia possível redução de tratamento contra câncer em 2026

Rei britânico foi diagnosticado em fevereiro e retomou atividades públicas em abril. Médicos demonstram otimismo com recuperação do monarca
Geração Z derruba governo na Bulgária em protestos contra corrupção

Geração Z derruba governo na Bulgária em protestos contra corrupção

Primeiro-ministro Rosen Zhelyazkov apresentou renúncia após manifestações massivas lideradas por jovens. Mobilização reflete tendência global que já provocou quedas de governos em outros países