Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAGU derruba liminar e CNH sem autoescola volta ao...

AGU derruba liminar e CNH sem autoescola volta ao jogo; custo pode cair até 80% no Brasil

Tribunal libera novas regras do governo e reacende debate sobre acesso à habilitação e bolso do motorista

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar, nesta sexta-feira (26/12), a liminar da Justiça Federal de Mato Grosso que havia suspendido as novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolocando em vigor o programa do governo federal que promete baratear em até 80% o processo.

CNH mais barata e sem autoescola obrigatória

A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que acolheu o recurso da AGU e considerou que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atuou dentro de suas atribuições ao regulamentar as mudanças. Com isso, volta a valer a principal novidade: o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas antes das provas teórica e prática.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Na prática, isso significa que o candidato poderá se preparar de forma independente para os exames dos Detrans, sem a necessidade de contratar um pacote completo de autoescola. Ainda assim, quem preferir continuar fazendo aulas poderá optar pelo modelo tradicional.

Segundo a AGU, a decisão evita insegurança jurídica e garante a uniformidade do sistema nacional de trânsito. Além disso, o órgão destacou que a suspensão da liminar impede impactos negativos para quem já estava no processo de habilitação.

O ponto que mais chama atenção, porém, é o financeiro. Hoje, o custo para tirar a CNH pode chegar a cerca de R$ 5 mil em algumas regiões do país. Com as novas regras, a estimativa é de uma redução de até 80% nesse valor, o que pode ampliar o acesso ao documento, especialmente para pessoas de baixa renda.

A proposta do governo é transformar a CNH em algo menos elitizado e mais acessível, sem mexer nos critérios de aprovação. Ou seja, a prova continua a mesma — o que muda é o caminho até ela.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.