Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAnvisa proíbe substâncias usadas em esmaltes em gel por...

Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltes em gel por risco de câncer e infertilidade

Decisão faz o Brasil se alinhar aos padrões de segurança da União Europeia, que também aplicou esse veto recentemente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação de uma resolução na qual proíbe o uso de duas substâncias químicas que geram riscos de câncer e problemas reprodutivos. As substâncias são comuns em produtos para unhas artificiais em gel e esmaltes em gel.

As substâncias proibidas são o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Elas podem estar presentes em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. 

Leia mais: Por que o AVC vem afetando mais jovens de 18 a 45 anos?

A decisão foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa nesta quarta-feira (29/10). De acordo com a agência, estudos internacionais confirmam diversos riscos relacionados às duas substâncias. A DMPT apresenta risco de câncer em seres humanos, enquanto a TPO é classificado como tóxico para a reprodução, com riscos de infertilidade.

A proibição faz o Brasil se alinhar aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente essas substâncias.

“Ainda que o risco ocupacional seja mais intenso, usuárias e usuários também estão sujeitos aos efeitos nocivos decorrentes da exposição, reforçando sua dimensão social. Diante desse cenário, é dever do Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de risco sabidamente evitável”, afirmou a relatora do caso, a diretora Daniela Marreco. 

A resolução define prazos para o banimento das duas substâncias. Com a publicação da norma, ficam “proibidas a fabricação, a importação e a concessão de novos registros ou notificações para produtos que contenham TPO ou DMPT”. Para o comércio, as empresas têm prazo de 90 dias para vencer produtos com estes itens.

Notícias que importam para você

IPTU: Como contestar o valor e pedir revisão da cobrança?

IPTU: Como contestar o valor e pedir revisão da cobrança?

Processo administrativo junto à prefeitura exige documentação específica e pode ser realizado por canais digitais ou presencialmente
Fachada do Banco Central

BC desiste de recurso contra inspeção do TCU no Banco Master

Decisão ocorreu após reunião entre presidentes das instituições
O ministro Fernando Haddad gesticula ao falar ao microfone

Haddad diz que caso Banco Master é a “maior fraude bancária do país”

Ministro da Fazenda afirmou apoiar medidas do Banco Central e que conversa diariamente com Gabriel Galípolo