Até quando vai a onda de frio no Brasil e quando a temperatura volta a subir?

Fenômeno que já derrubou os termômetros a -9,2°C no Sul perde força a partir de sexta-feira (26), mas a trégua será curta

Por
Frio em São Paulo
(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

A primeira forte onda de frio do inverno de 2026 deve se estender até sexta-feira (26/06) e tem como alvo principal a Região Sul, onde as temperaturas chegaram a marcas negativas, avançando também com força sobre o Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte do país.

Nesta quinta-feira (25/06), o centro da intensa massa de ar polar atinge seu pico de atuação ao passar sobre o Sul e parte do Sudeste brasileiro.

A região que mais tem sofrido com o fenômeno é o Sul, com a formação de geada ampla no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de temperaturas negativas nas áreas serranas e planaltos.

Para se ter uma ideia da intensidade do frio, a cidade de Bom Jardim da Serra (SC) registrou na quarta-feira (24) a marca de -9,2°C, a menor temperatura do ano no Brasil até o momento.

Siga o canal da TMC no WhatsApp e receba as últimas notícias

Tarde mais fria em São Paulo

O Sudeste também sente os impactos congelantes. A capital paulista, por exemplo, teve na quarta-feira (24/06) a sua tarde mais fria de 2026 (13,5°C) e mantém a máxima em apenas 14°C nesta quinta-feira (25/06).

A frente fria responsável pelas chuvas na região já começa a se deslocar para o oceano, o que diminuirá as precipitações em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O frio viajou longe e alcançou inclusive o Centro-Oeste — com possibilidade de geada no Mato Grosso do Sul e frio no sul do Mato Grosso — e a Região Norte, derrubando os termômetros no Acre e em Rondônia.

Quando as temperaturas voltam a subir?

A tendência é de alívio a partir desta sexta-feira (26/06), quando a massa de ar polar perde força e começa a se afastar em direção ao oceano. Com isso, o sol reaparece e as temperaturas sobem de maneira gradual ao longo do fim de semana em grande parte do Centro-Sul e do Norte do país, tornando as tardes menos geladas.

Contudo, a trégua será curta. Uma nova frente fria já está prevista para avançar pela costa brasileira entre a próxima segunda (29) e terça-feira (30). Este novo sistema trará o retorno das chuvas e, logo em seguida, deverá impulsionar a entrada de uma nova massa de ar polar, derrubando os termômetros mais uma vez.

Ao vivo
São Paulo
Ouça a TMC pelo Brasil
  • 100,1FM São Paulo
  • 101,3FM Rio de Janeiro
  • 100,3FM Curitiba
  • 88,7FM Belo Horizonte
  • 92,7FM Recife
  • 100,1FM Brasília
Notícias que importam para você
Copyright © 2026 CNPJ: 44.060.192/0001-05