A menina Alice Maciel Lacerda Lisboa foi localizada pelo Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado (31/01) em uma área de mata em Jeceaba, na Região Central de Minas Gerais. A criança, que é autista não verbal, havia desaparecido na última quinta-feira (29/01) quando estava no sítio dos avós, no distrito de Bituri. O resgate ocorreu após intensas buscas realizadas por uma força-tarefa que incluiu bombeiros, policiais e moradores voluntários.
A criança desapareceu por volta das 14h30 de quinta-feira, quando saiu pela porta dos fundos da casa dos avós, onde há uma varanda. No momento do sumiço, Alice estava sob os cuidados dos avós e na companhia do irmão mais novo, de três anos.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
As equipes de resgate trabalharam sem interrupção desde o registro do desaparecimento até a localização da menina. O Corpo de Bombeiros mobilizou 12 guarnições para a operação, que contou com o auxílio de cães farejadores e drones para tentar encontrar a criança.
Ao todo, 21 bombeiros participaram das buscas, que cobriram uma área de aproximadamente 40 hectares, o equivalente a 40 campos de futebol. A operação enfrentou dificuldades devido às características do terreno na zona rural de Jeceaba.
O local onde a menina se perdeu apresenta terreno acidentado, com encostas íngremes, áreas de pastagem e mata fechada. Essas características dificultaram os trabalhos e a leitura térmica dos drones utilizados na operação.
A chuva intermitente na região também prejudicou as operações de busca durante os três dias em que a criança permaneceu desaparecida.
Mobilização para encontrar Alice
No momento do desaparecimento, a mãe de Alice estava trabalhando. O pai da menina, que reside em outra cidade, deslocou-se para auxiliar nas buscas junto com a mãe da criança na tarde deste sábado.
Diante da gravidade da situação, o Ministério da Justiça emitiu um alerta sobre o desaparecimento da criança no fim da tarde de sexta-feira (30/01), quando as buscas já haviam entrado no segundo dia.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias exatas em que Alice foi encontrada nem sobre seu estado de saúde após o resgate. O Corpo de Bombeiros confirmou apenas que a menina já está com a família.
