Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilJustiça encerra processo contra Marcola e outros 160 investigados...

Justiça encerra processo contra Marcola e outros 160 investigados do PCC por prescrição

Juiz reconheceu que prazo para punição expirou após caso ficar parado por 12 anos. Líder da facção segue preso cumprindo penas por outros crimes

Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), continua cumprindo mais de 300 anos de prisão, apesar da Justiça de São Paulo ter encerrado um processo contra ele e outros 160 investigados. A decisão judicial foi anunciada nesta quarta-feira (10), determinando a extinção da punibilidade dos acusados por prescrição, após o caso permanecer praticamente sem andamento por 12 anos.

O juiz Gabriel Medeiros, da 1ª Vara de Presidente Venceslau, reconheceu em 2 de dezembro que o prazo para punição havia expirado em 28 de setembro de 2025. A denúncia, apresentada em setembro de 2013, investigava o crime de associação criminosa, mas durante esse período catorze réus não chegaram a ser citados e nenhuma audiência de instrução foi realizada.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A situação prisional de Marcola permanece inalterada, pois ele cumpre penas definitivas por diversos crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubos e formação de quadrilha. Desde julho de 1999, ele está preso ininterruptamente, tendo passado por 19 presídios estaduais antes de ser transferido para o sistema penitenciário federal em fevereiro de 2019.

Em 2023, quando já estava no presídio federal de Rondônia, Marcola foi novamente transferido após o Ministério Público descobrir um plano de resgate. Antes de sua detenção contínua, ele havia sido preso três vezes e fugido em todas as ocasiões.

O coordenador de Direito da ESPM, Paulo Crespo, explica que a prescrição é calculada com base no crime específico analisado em cada processo. “O fato de ele já estar respondendo a mais de 300 anos não tem nada a ver com a prescrição para um novo crime. São coisas separadas”, afirma Crespo.

Segundo o especialista, durante a investigação, o cálculo do prazo prescricional é feito a partir da pena máxima prevista para o crime, podendo ser recalculado após eventual condenação com base na pena efetivamente aplicada.

Mesmo se o processo por associação criminosa tivesse prosseguido e resultado em absolvição ou condenação, a situação carcerária de Marcola não seria alterada, pois ele cumpre penas independentes dessa ação.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP