Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMais de 1 milhão de famílias são bloqueadas do...

Mais de 1 milhão de famílias são bloqueadas do Bolsa Família; veja motivo

Além do bloqueio, também houve 58 mil suspensões e 305 mil cadastros cancelados

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), informou no primeiro trimestre de 2025 que 6,4 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias de programas sociais, serão chamadas para atualizar dados cadastrais no Cadastro Único (CadÚnico) até fevereiro de 2026.

A mobilização é parte da Ação de Qualificação Cadastral 2025. No caso das famílias do Bolsa Família, a falta de regularização resulta no bloqueio do benefício a partir de junho e cancelamento em agosto de 2026.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em publicação nas redes sociais, o perfil do Bolsa Família ressaltou que até outubro de 2025, 1.116.688 de famílias tiveram o benefício bloqueado devido à revisão cadastral. 58 mil tiveram o benefício suspenso, porque não cumpriram as condições de educação e saúde. 305 mil benefícios foram cancelados por falta de regularização cadastral e fim da regra de proteção.

Leia: Bolsa Família tem novo valor médio e bônus extras: veja quem recebe mais em outubro

O que é a ação de qualificação cadastral?

De acordo com o MDS, a Ação de Qualificação Cadastral de 2025 é um processo de revisão e atualização dos cadastros registrados no Cadastro Único (CadÚnico).

Pessoas com irregularidades ou com dados desatualizados receberam notificações para recadastrar ou corrigir informações com provas.

A medida não é apenas para o Bolsa Família, os inscritos no CadÚnico e beneficiários de outros programas sociais, como os idosos com o BPC também terão que regularizar os dados.

Bolsa família 2025

No mês de julho de 2025, o Bolsa Família registrou 19,64 milhões de famílias com acesso ao benefício, 6,09% tiveram o pagamento interrompido.

Mais 1,14 milhão estavam com bloqueio e aproximadamente 47 mil com suspensão. Em agosto, MDS comunicou o cancelamento de benefícios de 576 mil famílias após processos de revisão cadastral.

Familias estão sendo duspensas e bloqueadas do Bolsa Familía por não regualizar dados cadastrais do no programa | Imagem: Freepik

Leia também: Pagamentos do Bolsa Família de novembro começam amanhã; veja o seu dia na lista

Quais motivos podem levar o bloqueio ou suspensão do benefício?

Algumas irregularidades podem levar as famílias a terem problemas com o recebimento do benefício. Os problemas podem ser:

  • Irregularidades ou desatualização no CadÚnico;
  • Exceder o limite de renda per capita permitido para permanência no programa. Em 2024, 1,3 milhão foram bloqueadas no Bolsa Família, por apresentarem renda acima do permitido;
  • Descumprimento de condições ligadas à saúde, educação ou obrigações previstas no programa.

Quantas famílias foram suspensas ou bloqueada do Bolsa Família?

Dados de outubro de 2025, mostram que mais de 2 milhões de famílias deixaram o programa entre janeiro e outubro. Do total 1.318.214 saíram porque a renda familiar aumentou.

  • 726.799 concluíram o período previsto pela chamada “Regra de Proteção”;
  • 24.763 optaram por desligamento voluntário.

Até outubro de 2025, o Bolsa Família atendeu 18,9 milhões de famílias, esse é o menor número desde 2022.

Revisão cadastral

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome já relatou que a revisão cadastral assegura que recursos públicos sejam destinados da forma correta e justa para quem atende os requisitos para inserção no programa.

Dados como renda, composição familiar e atualização documental são verificados para evitar uso indevido do benefício.

Em 2023 e 2024, o governo fez uma busca ativa no CadÚnico e incluiu milhões de famílias que antes estavam fora do programa.
A revisão também auxilia na identificação de quem ainda necessita do auxílio.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024