Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMoraes manda prender condenados por tentativa de golpe e...

Moraes manda prender condenados por tentativa de golpe e define onde irão cumprir pena

Sete aliados de Bolsonaro tiveram penas executadas; Ramagem segue fora do país

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta terça-feira (25/11) a execução imediata das penas dos sete condenados pela tentativa de golpe envolvendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os mandados foram cumpridos ao longo do dia, e cada réu já teve definido o local onde começará a cumprir a pena — com direito a prisão militar, sala especial e até foragido em Miami.

Onde cada condenado vai cumprir a pena

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu pena de 27 anos e três meses e iniciou o cumprimento na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, repetindo o modelo de sala especial usado em casos anteriores.

O general Walter Braga Netto, condenado a 26 anos, foi levado para a Vila Militar, no Rio de Janeiro. Já o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, condenado a 24 anos, ficará nas instalações da Estação Rádio da Marinha, também sob custódia militar.

Militares, políticos e um foragido

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres, condenado a 24 anos, começou a cumprir pena no 19º Batalhão da PM do DF, dentro do Complexo da Papuda. Já o general Augusto Heleno, que recebeu pena de 21 anos, e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, condenado a 19 anos, foram enviados ao Comando Militar do Planalto, ambos em Brasília.

O único condenado que não foi preso é Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, sentenciado a 16 anos, um mês e 15 dias. Ele está em Miami, nos Estados Unidos, e agora é considerado foragido, com o mandado já encaminhado ao Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP).

Cenário político ganha novo nível de tensão

A decisão de Moraes adiciona pressão ao ambiente político, já que o grupo compõe parte do núcleo mais próximo de Bolsonaro durante o período das articulações golpistas. Com todos os recursos esgotados, a execução das penas marca uma virada concreta no processo e abre espaço para novos desdobramentos jurídicos e políticos nos próximos dias.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024