Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAdolescentes são identificados como responsáveis pela morte do cão...

Adolescentes são identificados como responsáveis pela morte do cão Orelha em Florianópolis

Polícia Civil de Santa Catarina concluiu inquérito sobre caso ocorrido em janeiro na Praia Brava; três adultos também foram indiciados por coação de testemunha durante investigações

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito que identificou adolescentes como responsáveis pela morte do cão comunitário Orelha e pela agressão ao cachorro Caramelo na Praia Brava, em Florianópolis. É importante ressaltar que nos dois casos a polícia atribui o crime a adolescentes, mas ainda não divulgou quantos e quais participaram em cada um dos crimes.

O governo estadual confirmou nesta terça-feira (03/02) que divulgará os resultados completos da investigação ainda hoje, apontando os responsáveis pelos maus-tratos aos animais. As identidades dos adolescentes envolvidos permanecem em sigilo, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O caso ocorreu em 4 de janeiro deste ano, quando Orelha foi encontrado gravemente ferido após ser atingido na cabeça com um objeto contundente, segundo o laudo pericial.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Durante o processo investigativo, a polícia analisou aproximadamente mil horas de gravações de câmeras de segurança instaladas na região. Inicialmente, quatro adolescentes eram investigados pelo crime, mas na sexta-feira (30/01), um deles foi excluído da lista de suspeitos após o inquérito determinar que não tinha participação nos maus-tratos.

Além dos menores de idade, três adultos foram indiciados por coação de testemunha durante as investigações. Dois pais e um tio dos adolescentes suspeitos teriam intimidado um vigilante de condomínio que possuía uma fotografia potencialmente esclarecedora para o caso. Um dos desafios enfrentados pelos investigadores foi a ausência de imagens do momento exato da agressão ao animal. As autoridades não esclareceram a motivação dos adolescentes para o ato de violência contra o cão.

Orelha vivia pacificamente na comunidade há cerca de uma década e era considerado um dos três mascotes da Praia Brava, localizada na região Norte da Ilha de Santa Catarina. Os moradores se revezavam nos cuidados com ele e os outros dois cães da região, que inclusive possuem casinhas próprias no bairro.

A médica veterinária Fernanda Oliveira, que acompanhava o animal, descreveu Orelha como “sinônimo de alegria” e parte frequente de sua rotina. “Cada vez que alguém falava com ele em tom mais fino ou fazia menção de fazer carinho, ele abaixava as orelhas, abanava o rabo e ia se deitando até ganhar carinho na barriga”, relatou.

Apesar de ter sido socorrido e levado a um veterinário após a agressão, o animal não resistiu aos ferimentos. Uma das pessoas que o socorreu relatou: “Estava agonizando, a gente o recolheu, levou para o veterinário. Mas tinha sido completamente massacrado, né? Uma crueldade sem tamanho”.

O governo estadual deve publicar o resultado completo das investigações ainda hoje, detalhando os próximos passos do processo legal contra os responsáveis identificados.

Leia mais: Tiroteio na Avenida Faria Lima deixa um morto e quatro feridos

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Notas de dinheiro, em reais, dispostas sobre uma superfície

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 144 milhões para próximo sorteio

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2968, realizado em São Paulo, mas 82 apostadores levaram R$ 52.559,29 por quina acertada
Carro passa por rua alagada em São Paulo

Chuva forte coloca São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Capital registra risco de enchentes, queda de energia e previsão de novas pancadas nos próximos dias
PM de folga que cortava o cabelo reage a roubo de Porsche e suspeito morre baleado na Zona Sul de SP

PM de folga que cortava o cabelo reage a roubo de Porsche e suspeito morre baleado na Zona Sul de SP

Crime aconteceu no Sacomã na tarde desta terça-feira (03/02). Policial presenciou a ação enquanto estava em uma barbearia e não ficou ferido
Câmera de segurança mostra roubo de carro em Brasília

Megaoperação desarticula quadrilha especializada em furto de caminhonetes de luxo no DF

Uma organização criminosa especializada no furto de caminhonetes de alto padrão foi desarticulada nesta terça-feira (03/02) pela Polícia Civil...