Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPF abre inquérito contra influenciadores que criticaram BC após...

PF abre inquérito contra influenciadores que criticaram BC após liquidação do Master

Investigação autorizada pelo ministro Dias Toffoli busca apurar possível ação coordenada em defesa da instituição financeira de Daniel Vorcaro

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar denúncias sobre influenciadores digitais que teriam sido contratados para criticar o Banco Central após a liquidação extrajudicial do Banco Master.

A investigação foi autorizada nesta quarta-feira (28/01) pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. O caso envolve possível ação coordenada em defesa da instituição financeira de Daniel Vorcaro.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O inquérito foi instaurado depois que a PF realizou análise preliminar de postagens nas redes sociais, identificando possíveis crimes relacionados ao caso. Toffoli, relator do processo no STF, concedeu autorização para o prosseguimento das investigações.

A liquidação do Banco Master pelo BC aconteceu em novembro de 2025, quando a Polícia Federal realizou operação contra Vorcaro e outros diretores da instituição por suspeitas de fraudes financeiras. A Justiça iniciou esta semana a tomada de depoimentos dos investigados no processo.

O caso ganhou notoriedade quando produtores de conteúdo de direita, como Rony Gabriel e Juliana Moreira Leite, divulgaram que receberam propostas para publicar conteúdos favoráveis ao Banco Master em suas plataformas digitais. Segundo eles, o objetivo seria difundir a mensagem de que a liquidação do banco teria sido “precipitada”.

As autoridades também buscam apurar se houve ação orquestrada contra o Banco Central após a liquidação do Banco Master. Um dos influenciadores revelou que o cachê oferecido seria de R$ 7,8 mil pelo post inicial com críticas ao BC.

O caso Master se desenvolve em múltiplas frentes investigativas. Além da apuração sobre os influenciadores, a PF conduz inquérito sobre a compra do banco pelo BRB, com depoimentos já em andamento.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre quem teria contratado os influenciadores ou se a ação partiu diretamente do Banco Master. A instituição de Vorcaro afirmou anteriormente não possuir informações sobre as propostas relatadas pelos influenciadores.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Fiscalização do Detran-DF em via de Brasília

Polícia investiga fraude em transferências de veículos no Detran do DF

Ocorrência mobilizou oito viaturas do Corpo de Bombeiros; duas pessoas ficaram gravemente feridas
Jornaleiro Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos

Polícia conclui inquérito e denuncia dois por morte de jornaleiro desaparecido em Niterói (RJ)

Jovem sumiu em Itaipu em 24 de novembro; câmeras registraram abordagem e carro foi achado queimado em Duque de Caxias
Síndico confessa que matou corretora no subsolo de prédio em Goiás

Síndico confessa que matou corretora no subsolo de prédio em Goiás

Cléber Rosa de Oliveira confessou crime contra Daiane Alves Souza, de 43 anos
Incêndio de grandes proporções atinge residência no Sol Nascente, no Distrito Federal

Incêndio de grandes proporções atinge residência no Sol Nascente, no Distrito Federal

Ocorrência mobilizou oito viaturas do Corpo de Bombeiros; duas pessoas ficaram gravemente feridas