Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPreço do café deve cair em 2026, mas segue...

Preço do café deve cair em 2026, mas segue alto

Em entrevista ao Link TMC, o professor de relações internacionais da ESPM, Fábio Andrade, explicou o que afeta o preço do café

Depois de um ano com o preço do café nas alturas, a expectativa é de queda nos valores do produto em 2026. Especialistas apontam, no entanto, que isso não sigifica que o café vai ficar barato para os consumidores.

O café arábica, que á a variedade mais produzida no Brasil, aguenta uma temperatura entre 18°C e 22°C. Por isso, as secas e ondas de calor dos últimos anos afetaram as produções.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Já para 2026, a previsão é de um clima mais chuvoso no Brasil, condição favorável para ajudar na produção de uma boa safra.

Com um bom volume de chuvas no primeiro semestre do ano que vem, a produção brasileira de café deve aumentar. Mesmo assim, a variação do preço deve ser baixa, segundo o professor de relações internacionais da ESPM, Fábio Andrade, que deu entrevista ao Link TMC nesta segunda-feira (22).

“O café é um produto que demanda condições muito específicas, é extremamente sensível ao clima e tem um tempo de produção muito longo. Então, essas características fazem com que a produção do café não responda imediatamente ao preço, ou seja, deve variar pouco”, explica o professor da ESPM.

A queda tímida no preço do café já vem acontecendo: em agosto deste ano, o preço do produto registrou uma queda de apenas 0,23%. Esse foi o primeiro declínio no preço desde dezembro de 2023.

Segundo o professor entrevistado pela TMC, os estoques de café devem continuar pressionados pelo aumento das compras dos Estados Unidos, após o fim da tarifa de 50% sobre o café brasileiro: “O café foi um dos últimos produtos a voltarem para um patamar de normalidade depois do tarifaço. Agora, com a volta das exportações, a gente vê um cenário que tende a variar o preço para o alto com a escassez do produto. Se variar para baixo, vai ser pouco”, afirmou Fábio Andrade.

Leia mais: Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus

Veja a entrevista completa:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial