Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSTF encerra julgamento dos recursos de Bolsonaro nesta sexta...

STF encerra julgamento dos recursos de Bolsonaro nesta sexta (14/11)

Primeira Turma do STF foi unânime em rejeitar os embargos de declaração impetrados pela defesa de Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) encerra, nesta sexta-feira (14), o julgamento dos embargos de declaração impetrados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado na ação penal da tentativa de golpe de Estado. 

Em 7 de novembro, mesmo dia em que os recursos foram postos para votação, o colegiado foi unânime em rejeitá-los. O prazo termina às 23h59 de hoje. O ministro Luiz Fux não votou porque foi transferido para a Segunda Turma.

Leia mais: Em decisão unânime, Supremo Tribunal Federal rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro

Os embargos de declaração buscam, como regra, esclarecer eventuais omissões, dúvidas e contradições na decisão. Para o relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, as defesas demonstraram “mero inconformismo” com a decisão e não é possível rediscutir o resultado do julgamento com tais recursos.

Embargos infringentes

No caso de Bolsonaro e demais réus condenados, a execução da prisão só acontece quando não cabem mais recursos. Em tese, eles poderiam ser presos após votação dos embargos de declaração, mas a defesa indica que também recorrerá por meio dos embargos infringentes, medida que busca contestar o mérito da sentença, inclusive com a possibilidade de redução de pena.

Acontece que, para recorrer por meio dos embargos infringentes, o STF fixou como requisito de cabimento desse recurso a existência de dois votos minoritários pela absolvição do réu, na referida turma, o que levaria o caso para o plenário da Corte. No julgamento de Bolsonaro, apenas Fux divergiu do relator ao votar contra a condenação.

A defesa

Nos autos, os advogados Bolsonaro reiteraram, entre outros pontos, a alegação de cerceamento de defesa, o excesso de documentos para análise e a falta de explicação na delação do tenente-coronel Mauro Cid. 

Ainda sustentaram que Bolsonaro não incentivou nem endossou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que se absteve de praticar qualquer ato formal que levasse à prática de crime e que adotasse postura pública de desejo e revide.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas