Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSTF forma maioria para derrubar decisão de Barroso que...

STF forma maioria para derrubar decisão de Barroso que autorizava enfermeiros a realizarem abortos legais

A maioria dos ministros acompanhou o voto divergente de Gilmar Mendes, que considerou não haver urgência suficiente para justificar a liminar

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta segunda-feira (20), maioria de 8 votos a 1 para anular a liminar do ex-ministro Luís Roberto Barroso que permitia a enfermeiros e técnicos em enfermagem realizar abortos nos casos previstos em lei — como estupro, risco à vida da gestante e anencefalia fetal.

A liminar havia sido concedida por Barroso na sexta-feira (17), último dia de sua atuação na Corte. O ministro se aposentou antecipadamente no sábado (18). Após a decisão, o plenário virtual iniciou votação para definir se a medida provisória seria mantida ou revertida.

A maioria dos ministros acompanhou o voto divergente de Gilmar Mendes, que considerou não haver urgência suficiente para justificar a liminar.

“O tema tem relevância jurídica inegável. No entanto, não vejo preenchidos os requisitos necessários para a concessão de uma decisão cautelar”, afirmou Mendes.

O posicionamento do decano foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

Ainda faltam os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux, e a votação está prevista para ser concluída até sexta-feira (24).

A liminar de Barroso havia sido concedida em resposta a ações apresentadas por entidades que denunciaram falhas no atendimento a mulheres que buscam o aborto legal na rede pública. O ministro defendeu que enfermeiros e técnicos podem participar do procedimento, desde que dentro dos limites de sua formação e especialmente em casos de aborto medicamentoso em estágio inicial.

Antes de deixar o STF, Barroso também votou a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O julgamento, no entanto, foi suspenso após pedido de destaque de Gilmar Mendes, e ainda não há data definida para ser retomado.

Notícias que importam para você

Após dedetização na rua, baratas invadem casa de moradora no Espírito Santo

Após dedetização na rua, baratas invadem casa de moradora no Espírito Santo

Aplicação de produto químico fez os insetos buscarem abrigo em local inesperado
Polícia Civil de SP prende suspeitos de planejar atentado na Paulista

Polícia Civil de SP prende suspeitos de planejar atentado na Paulista

Grupo se organizava pelas redes e ensinava a usar explosivos caseiros
Traficante de drogas é preso ao tentar fugir da polícia pelo telhado de casas no Ceará

Traficante de drogas é preso ao tentar fugir da polícia pelo telhado de casas no Ceará

Polícia apreendeu com o suspeito drogas, arma, munições e outros objetos usados na prática criminosa